A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) celebrou ontem, dia 5 de Novembro, o seu 45.º aniversário. A sessão solene comemorativa, que decorreu no auditório da instituição, foi marcada por momentos de reconhecimento, reflexão e celebração do percurso de uma Faculdade que, nas palavras do director Marco Pereira, “só tem motivos para celebrar”.
“São 45 anos de reconhecido prestígio que atestam a sólida preparação da FPCEUC para responder aos desafios actuais”, afirmou o responsável, sublinhando que a crescente procura externa é reflexo de “uma vasta oferta formativa em todos os ciclos de estudo”. Marco Pereira destacou ainda que a Faculdade se afirma “cada vez mais como uma referência nacional e internacional sólida, oferecendo um ensino diferenciador, actual e em permanente actualização”.
No domínio da investigação — “um dos pilares de prestígio da FPCEUC” —, o director realçou os resultados obtidos pelo CINEICC (Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental), recentemente “avaliado como excelente pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia” e distinguido como “o centro que captou o maior volume de financiamento a nível nacional”.
A Faculdade, frisou, oferece uma “investigação inovadora, disruptiva e de valor acrescentado para as comunidades que serve”, consolidando o seu papel como “instituição de referência no ensino e agente de promoção da saúde mental”.
O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, partilhou o mesmo sentimento de orgulho: “Os resultados estão à vista e são sólidos. A investigação está no caminho certo e a oferta pedagógica é exemplar”, afirmou, deixando uma “palavra de optimismo” e o desejo de que a FPCEUC continue a manter “a liderança” nas áreas onde tem conquistado reconhecimento.
O presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra, Eduardo Pizarro, sublinhou o espírito comunitário da instituição: “A FPCEUC é uma comunidade, um sistema vivo em que cada pessoa contribui para o pulsar desta unidade orgânica. Pertencer a esta Faculdade é escolher, todos os dias, o futuro que desejamos — um futuro que bebe da memória, mas que não se deixa aprisionar por ela”.
Entre os momentos mais marcantes da cerimónia destacou-se a entrega do Prémio Professora Doutora Luísa Morgado, atribuído a Vinicius Coscioni, pelo projeto Advancing the Comprehensive Theory of Life Projects: Incremental validity, cross-cultural developmental patterns, and applications in vocational contexts. Presente na cerimónia, a professora Luísa Morgado felicitou o vencedor, manifestando a certeza de que “daqui surgirão publicações científicas de qualidade e relevo”.
A sessão incluiu ainda homenagens aos trabalhadores aposentados no último ano e a entrega dos Prémios FPCE-UC, do Prémio Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e das distinções às melhores comunicações das Mostras de Doutoramento em Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social.
A FPCEUC celebra este ano uma dupla efeméride: além dos 45 anos de existência, assinala também os 20 anos da Licenciatura em Serviço Social, comemorados com a conferência Social Work in Turbulent Times: Notes on the Conjuncture and Dissent, proferida por Paul Michael Garrett, professor da Universidade de Galway (Irlanda).
As celebrações prosseguem até amanhã, dia 7, com o PsihDay – VIII Mostra de Doutoramento em Psicologia, encerrando um programa que reafirma o compromisso da Faculdade com a inovação, o conhecimento e o serviço à sociedade.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM