COIMBRA,24 de Abril de 2024

Exposição propõe partir “à descoberta dos Baldios de Vila Nova”

19 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: Exposição propõe partir “à descoberta dos Baldios de Vila Nova”

Os Baldios da Freguesia de Vila Nova (Miranda do Corvo) inauguram hoje (19), pelas 19h00, uma exposição de fotografia que retrata a diversidade de um território repleto de magníficas paisagens naturais, com excelentes condições para a prática de desportos de montanha e povoado por espécies como o veado e o javali.

Pela objectiva de cinco fotógrafos, a mostra pretende ser um contributo para a divulgação e preservação do património e da identidade de um território que se estende por uma área de aproximadamente 1.000 hectares da Serra da Lousã, onde predomina o xisto e a urze.

A exposição “À descoberta do baldio” reúne vários olhares, com ângulos diferentes, sobre a fauna e flora, paisagens, actividades de desporto de montanha, Parque Eólico e a aldeia de xisto do Gondramaz, ícone turístico da freguesia de Vila Nova e do concelho de Miranda do Corvo, uma das portas de entrada nos Baldios de Vila Nova.

“Os Baldios da Freguesia de Vila Nova (Miranda do Corvo) estendem-se por uma área de aproximadamente 1.000 hectares da Serra da Lousã, onde predomina o xisto e a urze”. É desta forma que o Conselho Directivo dos Baldios de Vila Nova apresenta a região, salientando que se trata de “um território com excelentes condições para a prática de desportos de montanha, recheado de tesouros naturais, povoado por vegetação exuberante e espécies como o veado e o javali”.

“Estamos convictos de que os trabalhos em exposição vão despertar no público a vontade de ‘explorar e desfrutar’ os Baldios de Vila Nova, na busca de novas sensações e experiências únicas no território que é considerado o miradouro do concelho”, refere uma nota do Conselho Directivo dos Baldios de Vila Nova.

O ponto mais alto situa-se a 900 metros de altitude, no Alto da Relva de Tábuas, uma ampla plataforma de onde, em dias de céu limpo, se avista uma paisagem deslumbrante, que se estende das águas do Atlântico às serranias de Castelo Branco, envolvendo, de permeio, todo o Baixo Mondego.

Na quarta-feira (21), Dia da Árvore, a exposição vai ser visitada por mais de 350 alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, no âmbito das actividades que os Baldios de Vila Nova estão a organizar para assinalar a efeméride.

De referir que as fotografias são da autoria do fotógrafo profissional José António Gonçalves e dos fotógrafos amadores João Oliveira, Pedro Guerra, José Silva e Pedro Paiva, que, numa estreita colaboração, cederam as imagens captadas.

A mostra fotográfica, que se insere nas comemorações dos 40 anos dos Baldios da Freguesia de Vila Nova, vai ser inaugurada hoje (19), às 19h00, na sala principal do Centro de Estágios de Trail Running e BTT. A exposição vai estar patente ao público até 30 de Março, às segundas-feiras das 14h00 às 17h00, às quartas e sextas-feiras, das 14h00 às 21h00, no sábado (24) e domingo (25) das 14h30 às 18h30 e, na Sexta-feira Santa (30), das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h00.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM