COIMBRA,16 de Abril de 2024

Estudo aponta Terras de Sicó como a melhor localização para novo aeroporto

14 de Setembro 2018 Rádio Regional do Centro: Estudo aponta Terras de Sicó como a melhor localização para novo aeroporto

Um estudo de uma equipa de investigadores, a ser apresentado na próxima semana em Coimbra, aponta o território de Sicó como o melhor para a localização de um novo aeroporto que sirva a região de Coimbra-Leiria/Fátima, apurou o TERRAS DE SICÓ junto de fontes conhecedoras do processo.

O documento sugere localizações nos concelhos de Soure, Condeixa, Penela e Pombal, dependendo a opção de diversos factores, como o nível da estrutura aeroportuária, o custo financeiro e o grau de proximidade a importantes vias rodoviárias, como auto-estradas.

O trabalho surge na sequência da intenção do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, de transformar o aeródromo municipal de Cernache em aeroporto.

No final de Julho, o autarca anunciou para este mês de Setembro a “possibilidade de discutir estudos” sobre a criação de uma “estrutura aeroportuária na região”, que estão a ser elaborados por uma equipa de técnicos.

A equipa que foi encarregada de “trabalhar este dossier” recebeu indicações para se debruçar sobre os mais diversos aspectos, como custos, questões técnicas e “soluções alternativas [a Cernache] ”, considerando todas as hipóteses, sem excluir Monte Real, adiantou Manuel Machado.

A transformação do aeródromo de Cernache em aeroporto tem vindo a ser defendida pelo presidente da Câmara de Coimbra, desde a sua recandidatura ao lugar, nas eleições autárquicas de Outubro de 2017, argumentando designadamente com o facto de a abertura da Base Aérea de Monte Real (Leiria) à aviação civil continuar, há décadas, a ser adiada e de ser “absolutamente necessário” um “acesso aeroportuário” na região Centro.

“É desejável que esta estrutura aeroportuária seja “alargada a municípios vizinhos e aberta a todos, para servir toda a região”, sustentou o edil, concluindo que este “não pode ser um projecto megalómano”, disse Machado, em reunião de Câmara, em Julho.

No início de Agosto, o Jornal de Negócios noticiou que Governo iria receber em Setembro dois estudos, entregues pela Câmara de Coimbra, para ajudar a determinar a melhor a opção para que região Centro tenha um aeroporto comercial.

Segundo o jornal, em cima da mesa está um estudo da Universidade de Coimbra, que propõe a reconversão do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, e em alternativa, o estudo de uma equipa de investigadores, que aponta para a construção de raiz de uma nova infra-estrutura aeroportuária, que sirva a região Coimbra-Leiria/Fátima.

É este segundo cenário que aponta as Terras de Sicó como a melhor localização, sendo que neste quadro há hipóteses que abrangem a área geográfica de mais que um concelho.

Os custos do aeroporto, em qualquer das opções, não teriam impacto no Orçamento do Estado, pois seriam usados fundos europeus do futuro “Portugal 2030” e as autarquias envolvidas estarão disponíveis a pagar o resto.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM