COIMBRA,24 de Maio de 2024

ESTeSC-IPC renova acreditação internacional como referência na Perfusão Cardiovascular

21 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: ESTeSC-IPC renova acreditação internacional como referência na Perfusão Cardiovascular

O Programa de Formação de Perfusionistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) – desenvolvido em parceria com o Centro de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – foi reacreditado pelo European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP). A ESTeSC-IPC é a única instituição de ensino superior portuguesa a garantir este reconhecimento, ininterruptamente, desde 2012, permitindo aos seus licenciados em Fisiologia Clínica e Cardiopneumologia realizar o exame de acesso à prática da Perfusão Cardiovascular em todo o espaço europeu.

Profissional altamente especializado, o perfusionista é um elemento essencial da equipa de cirurgia cardíaca, trabalhando com dispositivos que permitem manter vivo o paciente sempre que é necessário o suporte ou substituição das funções desempenhadas pelo coração e pulmões, como são exemplo a Circulação Extra-corporal e a ECMO. Desde 1991 que a EBCP garante igualdade de padrões a nível europeu, tanto na formação como no estatuto destes profissionais, através do seu Programa de Formação de Perfusionistas, cuja conclusão com sucesso possibilita o exercício da profissão, em igualdade de circunstâncias, em qualquer país da Europa.

Durante vários anos, a ESTeSC-IPC foi a única instituição de ensino superior portuguesa com um programa de formação em perfusão acreditado pelo EBCP. O curso foi agora reacreditado por mais cinco anos, o que significa que, até 2027, todos os licenciados em Fisiologia Clínica (ou da antiga licenciatura em Cardiopneumologia) da ESTeSC-IPC que façam o complemento de formação nos CHUC poderão realizar o exame de certificação da EBCP e ficar aptos ao desempenho da profissão em qualquer país europeu.

Ao ser acreditado pela EBCP, o programa de Formação de Perfusionistas da ESTeSC-IPC – coordenado pelos docentes Helder Santos e António Ribeiro (este último também Chefe da Perfusão do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos CHUC) – é também reconhecido por parte da European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), pela European Society for Cardiovascular Surgery (ESCS) e pela European Association of Cardiothoracic Anesthesiologists (EACTAIC), parceiros do EBCP.

Foto: António Ribeiro (docente da ESTeSC-IPC e Chefe da Perfusão da CCT-CHUC), Inês Figueira (Delegada Portuguesa no EBCP), Helder Santos (docente e director do Programa de Formação de Perfusionistas da ESTeSC-IPC), Maria Angeles (secretary committee do EBCP) e Debeuckelaere Gerdy (general secretary EBCP).

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM