COIMBRA,24 de Maio de 2024

ESTESC-IPC integra projecto internacional de educação para as alterações climáticas

10 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: ESTESC-IPC integra projecto internacional de educação para as alterações climáticas

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) é uma das quatro instituições de ensino superior europeias que integram o projecto Learn4Green, apresentado hoje em Bruxelas. Durante os próximos três anos, a Escola vai trabalhar na criação de módulos de formação internacionais, colaborativos e multidisciplinares – focados no ambiente, sustentabilidade e saúde – que serão disponibilizados online para universidades europeias.  Para cada módulo será ainda desenvolvido um projecto de intervenção concreta sobre as áreas abordadas.

Financiado em 250 mil euros pelo programa Erasmus+ KA2 – Parcerias de Cooperação, o Learn4Green junta a Haute Ecole Bruxelles-Brabant (Bélgica), a Universidade de Ciências Aplicadas Velika Gorica (Croácia), o Tartu Health Care College (Estónia) e a ESTeSC-IPC.  “Esta colaboração responde à necessidade urgente de garantir que as gerações futuras são devidamente educadas e informadas sobre os efeitos das alterações climáticas e sobre como podemos mitigá-las e adaptar-nos a elas”, descreve a docente coordenadora do projecto na ESTeSC-IPC, Susana Paixão. “Ao preparar alunos e professores com os conhecimentos e competências necessários para enfrentar a crise climática, estaremos a garantir futuros líderes com capacidade para trabalhar na construção de um futuro mais sustentável e próspero”, acrescenta.

O programa combina sessões de ensino online – a primeira, dedicada à Energia, arranca já a 27 de Novembro – com actividades presenciais, a realizar nas quatro instituições de ensino parceiras. Participam nas acções dez estudantes de cada escola (no caso da ESTeSC-IPC, alunos de licenciatura em Saúde Ambiental) e três docentes de cada país. Todas as actividades realizadas serão avaliadas, com vista à possibilidade de, futuramente, estes módulos de ensino poderem ser integrados nos currículos das universidades europeias que assim o pretendam.

No final cada módulo, os participantes são desafiados a passar da teoria à prática e a desenvolver projectos, em equipa, de aplicação concreta, trabalhando temas como redução do uso de energia em escolas, hospitais e fábricas; promoção da economia circular; mobilidade; gestão de resíduos; e produção de alimentos sustentáveis.

A apresentação Learn4Green aconteceu hoje em Bruxelas, num evento onde participaram, em representação da ESTeSC-IPC, a vice-presidente da Escola, Nádia Osório, a coordenadora interna do projecto, Susana Paixão, e o responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Rui Branco Lopes. A sessão incluiu uma conferência com o tema “Anthropocene: (un)sustainable development? Humanity facing the challenges of inequalities and the environment“, proferida pelo professor da Solvay Brussels School, Roland Moreau.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM