COIMBRA,16 de Abril de 2024

Espectáculos, oficinas, visitas e histórias nos Sábados para a Infância no TCSB

3 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Espectáculos, oficinas, visitas e histórias nos Sábados para a Infância no TCSB

A programação de 2023 dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, vai iniciar, no sábado (7), com uma oficina de ilustração de Ana Biscaia. Entre Janeiro e Março, as propostas incluem 15 iniciativas, entre espectáculos de teatro e música, oficinas e sessões de histórias. Entre os artistas convidados estão Catarina Moura, Cláudia Sousa, Vânia Couto, Alex Lima, Hugo Inácio, Joana Corker e Erika Machado, para além do Cendrev e de Ricardo Kalash. Como novidade neste primeiro trimestre, assinala-se o reforço da presença do Guarda Chaves, que conduzirá, uma vez por mês, visitas a diferentes espaços da cidade de Coimbra.

Almofadando, com Ana Biscaia, abre o mês de Janeiro

As almofadas azuis com peixinhos, construídas a partir dos antigos pendões que anunciavam os espectáculos d’A Escola da Noite e que têm sido usadas nas sessões de histórias na Livraria do Teatro, são uma imagem de marca dos Sábados para a Infância. Ana Biscaia propõe uma oficina para o desenho de novas almofadas, inspirada pelo “Primeiro livro de poesia”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, com ilustrações de Júlio Resende. Pensada para crianças a partir dos seis anos, a primeira iniciativa dos Sábados para a Infância em 2023 acontece já no dia 7 de Janeiro, entre as 10h30 e as 13h00. A inscrição custa 10 euros.
Ainda em Janeiro, as manhãs de Sábado incluem uma nova sessão de Flores de Livro, com Cláudia Sousa, para maiores de 3 anos (dia 14, às 11h00), o espectáculo de teatro “Jeremias Peixinho”, do Cendrev, com encenação de José Caldas (dia 21, às 11h00) e a oficina de trava-línguas, concebida e dirigida pela cantora Catarina Moura (dia 28, às 11h00).

Música e histórias do Brasil animam o mês de Fevereiro

No segundo mês do ano, o Brasil está em destaque: o músico e cantor Alex Lima abre o ciclo de cultura brasileira com a oficina de música “Canções ilustradas”, no dia 4. Uma semana depois (dia 11), Ricardo Kalash dirige uma oficina de teatro inspirada pela “Lenda de Saci Pererê”, para crianças entre os 6 e os 12 anos. No dia 18, no transformado espaço do sub-palco do Teatro, o mesmo Alex Lima e Vânia Couto apresentam o concerto “Outros tempos do canto”, que junta músicas tradicionais do Brasil e Portugal. Finalmente, a 25 de Fevereiro, a artista Dani Zulu dirige uma oficina de ritmo e percussão corporal, pensada para crianças a partir dos seis anos.

Março com teatro, música, ilustração e histórias

No programa de Março destaca-se a estreia de Hugo Inácio como dinamizador das oficinas de teatro (dia 4, para crianças entre os 6 e os 12 anos); o regresso de Ricardo Kalash com uma oficina para crianças mais novas (dos três aos cinco anos, no dia 11); a dupla Joana Corker e Erika Machado, com uma nova edição da oficina “Como se desenha a Música?…” (para maiores de 4 anos, no dia 18); e os “Contos da Caixa” de Helena Faria, fechando o trimestre (dia 25 de Março, para adultos e crianças a partir dos 3 anos).

O Guarda Chaves passeando pela cidade

A irreverente e provocadora personagem criada por Ricardo Kalash oferece três visitas guiadas a três espaços da cidade recheados de história e de segredos: o Seminário Maior (dia 8 de Janeiro, já esgotada), o Pátio da Inquisição (5 de Fevereiro) e o Jardim Botânico (5 de Março). As visitas têm lugar sempre às 11h00 e são gratuitas, mas sujeitas a um número limitado de inscrições. Por esta razão, é fundamental efectuar a reserva antecipada de lugar, pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM