COIMBRA,24 de Maio de 2024

ESEnfC comemora Dia Mundial da Qualidade com o evento “Potencial Competitivo da Qualidade”

8 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: ESEnfC comemora Dia Mundial da Qualidade com o evento “Potencial Competitivo da Qualidade”

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) comemora, a 9 de Novembro, o Dia Mundial da Qualidade, com um evento de cariz técnico e científico sob o tema “Potencial Competitivo da Qualidade”. A iniciativa decorre ao longo do dia, no Polo A da ESEnfC, na freguesia de Santo António dos Olivais (Avenida Bissaya Barreto).
Após a sessão de abertura (10h00), pelo Presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, e pela coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação da escola, Verónica Coutinho, o programa do encontro prossegue com uma conferência sobre “Inovação pedagógica/cultura de inovação” (10h15), a proferir por Paulo Peixoto, professor na Universidade de Coimbra (UC), onde é pró-reitor para a Inovação Pedagógica, Políticas Inclusivas, Voluntariado e Repúblicas.
Segue-se o painel “Qualidade no processo de ensino-aprendizagem” (11h45), com as intervenções de Sílvia Santos (UC), acerca de “Indicadores e monitorização nos curricula”, de Joaquim Gonçalves (Politécnico do Cávado e do Ave), sobre “Predição do abandono e insucesso escolar”, e de Rosa Moreira (ESEnfC), a respeito de “Internacionalização do ensino”.
No período da tarde, será apresentado o painel “Estratégias institucionais para o desenvolvimento do potencial humano” (14h15), com as perspectivas de docentes, de estudantes e de pessoal técnico, administrativo e de gestão. Pelos docentes, falarão Conceição Alegre de Sá (ESEnfC) e Rodrigo Lourenço (Politécnico de Setúbal). Pelos discentes, intervirão os vice-presidentes da Associação de Estudantes da ESEnfC e da Federação Académica do Porto, respectivamente Francisca Rodrigues e Carlos Alves. Pelo pessoal técnico, administrativo e de gestão, participarão Catarina Morgado (Politécnico de Tomar) e Marta Clemente (ESEnfC).
Este evento comemorativo do Dia Mundial da Qualidade é, de acordo com a ESEnfC, «uma excelente oportunidade para compartilhar experiências que podem ajudar a orientar a acção, promover novos e diferentes contextos educativos e gerar impacto na educação, na qualidade e nas estratégias institucionais para o desenvolvimento do potencial humano».
Instituído, em 1990, pela Organização das Nações Unidas, como data comemorativa, o Dia Mundial da Qualidade é assinalado anualmente na segunda quinta-feira de Novembro, tendo por objectivo salientar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM