COIMBRA,5 de Março de 2024

ERSUC e Município de Coimbra avançam com recolha de resíduos para reciclar à porta

24 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: ERSUC e Município de Coimbra avançam com recolha de resíduos para reciclar à porta

A ERSUC e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) apresentaram, hoje (24), o projecto-piloto de recolha selectiva de resíduos para reciclar no modelo porta-a-porta no concelho de Coimbra. A ERSUC vai iniciar a recolha selectiva porta-a-porta em 8.333 moradias do concelho, sendo que, neste primeiro momento, a campanha só se irá realizar em algumas freguesias da zona Norte, avançando posteriormente a sua expansão a outros locais. A apresentação contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes, e do presidente do Conselho de Administração da ERSUC, Miguel Lisboa.

Este projecto irá contribuir para uma melhor gestão dos resíduos domésticos, através do encaminhamento desses resíduos para as fileiras da reutilização e da reciclagem. Na sua fase inicial, irá incidir sobre 8.333 moradias, agregadas em dois circuitos distribuídos pela União de Freguesias Souselas e Botão, União de Freguesias Trouxemil e Torre de Vilela, União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Freguesia de Brasfemes e União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades. Depois, o objectivo é que este projecto se estenda ao resto do concelho, de forma que Coimbra possa caminhar para ser um “município zero resíduos”, tal como referiu o presidente da autarquia, José Manuel Silva.

Com o objectivo de mobilizar a população, a ERSUC vai distribuir de forma gratuita contentores de 120 litros para a reciclagem de papel/cartão (tampa azul), embalagens de plástico/metal/pacotes de bebida (tampa amarela) e embalagens de vidro (tampa verde), a localizações que tenham condições para integrar o modelo de recolha selectiva porta-a- porta. Os contentores são depois recolhidos pela ERSUC, de acordo com um calendário semanal estabelecido. Este calendário identifica a tipologia de resíduo recolhido, o dia e a hora da recolha de cada recipiente.

A par da entrega de contentores e da distribuição do calendário de recolha, a ERSUC vai ainda sensibilizar a população para a importância da reciclagem e para a adopção de comportamentos sustentáveis, através de uma equipa que vai percorrer o território de desenvolvimento do projecto.

Esta iniciativa traduz um investimento de 561.727 euros em 24.999 contentores de 120 litros, e de 902.500 euros com a aquisição de 5 viaturas de 19 toneladas, num investimento global de 1.464.227 euros.

O desenvolvimento deste projecto reforça o compromisso da ERSUC de continuar a aumentar as quantidades de resíduos recicláveis recolhidos selectivamente na região, com o apoio da população, juntas de freguesia e municípios, para, em conjunto, alcançarem as metas nacionais de envio de resíduos para reciclagem.

A apresentação deste projecto encerra as actividades da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM