A PHISEC Racing, equipa de Formula Student do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), está neste momento a desenvolver um carro totalmente eléctrico, o qual será, segundo prometem, o carro mais competitivo até à data, de entre os produzidos pela equipa do ISEC.
A Formula Student é considerada por muitos a maior competição para estudantes do ensino superior a nível mundial. Para competir nestes eventos, os alunos têm de projectar, construir, testar e competir com um pequeno carro do estilo Fórmula 1.
Esta competição é organizada pelo Instituto da Engenharia Mecânica, Reino Unido, em parceria com a organização mundial Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
A base da competição é a concepção, desenho e fabrico de um veículo do tipo Fórmula 1. O projecto é inteiramente gerido e realizado por alunos. No final de cada ano, o produto final participará no evento Formula Student que se desenrola em países como Alemanha, Itália ou Inglaterra.
A actual PHISEC está a desenvolver o Phi4e, este é o quarto carro que a PHISEC desenvolve, mas o primeiro desta equipa.
O Phi4e é um pequeno carro estilo fórmula 1, com uma unidade motriz 100% eléctrica, de reduzida distância entre eixos de forma a ter o melhor desempenho possível nas provas de autocross e endurance da competição.
A filosofia da competição de Formula Student é a de proporcionar, exclusivamente para Universidades, uma competição semelhante, mas reduzida à escala, a todas as grandes competições actualmente existentes no panorama automóvel mundial. Pretende-se que se construam os melhores e mais rápidos carros e estimular a tecnologia para obter soluções inovadoras, mas tudo isto tem que ser feito com um orçamento apertado, respeitando regulamentos complexos com base nas competições automóveis sob a égide da Federação Internacional do Automóvel (FIA), e ainda,
tendo como finalidade a possibilidade de construção, com lucro, de 1.000 unidades por ano.
Se até 2009 o evento se dividia em quatro classes (apresentação do carro construído, veículos de anos anteriores com melhoramentos, apresentação do protótipo em tamanho real e apresentação do projecto em computador) a partir de 2010 reduziu-se a participação a três classes apenas que passam pela apresentação do projecto protótipo quase construído, à apresentação dinâmica e, finalmente, à apresentação de veículos movidos a energias alternativas.
Durante a competição existem duas provas: provas estáticas, que se realizam em todas as classes do evento, e provas dinâmicas, que se realizam apenas nas classes de apresentação dinâmica e veículos movidos a energias alternativas.
Das provas estáticas fazem parte a Inspecção Técnica, a Análise de Custos e Fabrico, a Apresentação e o Design e podem valer até 325 pontos.
Nas provas dinâmicas são avaliadas a Aceleração, Skidpad (que corresponde a vários testes de manuseamento do carro. Por exemplo, testar a aceleração lateral, medida em metros por segundo ao quadrado (m/s) ou a unidade g-força de escala), Autocross (uma competição cronometrada em que os condutores navegam um de cada vez através de um curso definido sobre uma superfície selada ou não selada), Economia de Combustível e Resistência. Nestas provas os competidores podem somar até 675 pontos.
Estão na fase final de design e têm o objectivo de, no próximo mês, dar os primeiros passos na manufactura, a nível de chassis e suspensão. O valor previsto para o desenvolvimento do Phi4e é de 70.000 euros e pretendem ficar no top 50 da competição, mas, para alem de resultados, “também temos o objectivo tornar a equipa sustentável para os próximos anos” conforme avança Vitor Simões.
“A PHISEC é um projecto que arrancou há muitos anos e agora surgiu um conjunto de alunos com vontade e uma estratégia, além de que é nestas iniciativas que se ganham outras capacidades e competências que não se ganham nas aulas. É uma oportunidade de terem contacto com diversas e muitas áreas, em que todos os sistemas são desenvolvidos pelos alunos. Têm aqui a oportunidade de trabalhar as suas Soft Skills. Além do mais a participação nestas competições e o desenvolvimento deste tipo de projectos serve de bandeira para divulgar a própria instituição, pelo que faz todo o sentido apoiar”, refere Mário Velindro, presidente do ISEC.
Recorde-se que a PHISEC foi fundada em 2006, e, desde então, marcou presença em três competições. A primeira em 2007 em fase de projecto, onde garantiu o 6.º lugar e posteriormente, durante dois anos consecutivos, em Classe 1, na Formula Student United Kingdom, em Silverstone.
Fonte: Campeão das Províncias
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