COIMBRA,16 de Junho de 2024

Dominika Gorecka e Matthieu Garcia no Mundial de Veteranos na Turquia

21 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Dominika Gorecka e Matthieu Garcia no Mundial de Veteranos na Turquia

Realiza-se de 19 de Março a 01 de Abril nos courts de pó de tijolo do Complexo de Ténis do Ali Bey Park Manavgat, em Antálya ( Turquia ) o Mundial de Veteranos de equipas e individual, nos escalões de +35, +40, +45 e +50 anos masculinos e femininos, sobe a égide da ITF- Federação Internacional de Ténis, terá a participação das melhores selecções do mundo.

Os Conimbricenses Matthieu Garcia e Dominika Gorecka, com um vasto currículo nesta competição, voltam a marcar presença defendendo as cores nacionais, com Dominika Gorecka, acumular o cargo de capitã da selecção Portuguesa de + 45 anos ( W45 ).

No escalão de + 40 anos masculinos ( M40 ), a selecção Portuguesa capitaneada pelo Lisboeta Gonçalo Nicau, e constituída pelo também Lisboeta Gonçalo Figueiredo, o Feirense Mauri Gomez, e o Conimbricense Matthieu Garcia, os quais vão disputar o troféu “ M40 Tony Trabert “.

De referir que no último mundial realizado no Jamor ( Lisboa ) em 2022, esta selecção obteve o 16º lugar na classificação final deste troféu. O conimbricense Matthieu Garcia, que participou ainda nos mundiais de 2021 em Umag ( Croácia ), e em 2019 em Miami ( EUA), traçou os seguintes objectivos para esta quarta participação:

“ No que concerne as equipas, neste mundial as expectativas à partida eram bastante elevadas pela equipa M40 constituída pelo seu capitão M40, Goncalo Nicau, Gonçalo Figueiredo, Mauri Brito e Matthieu Garcia, tendo como objectivo lutar pelos 7 primeiros lugares, lugar ainda não atingido neste escalão. No entanto o sorteio inicial dita a sorte pois não sendo cabeça de série torna-se muito mais complexo. Estamos perante uma competição com ex-atletas profissionais e muitos ainda no activo. Infelizmente tive um problema grave numa costela a 14 Fevereiro que me obrigou a parar totalmente durante 3 semanas, de forma a tentar recuperar da melhor forma possível. Foi possível com bastante empenho dos colaboradores fisioterapeutas e médicos que trabalham comigo e conseguiram conciliar a minha intensa actividade profissional com os seus horários de forma a que estou recuperado, apenas com um pouco de falta de ritmo, tendo iniciado o processo de campo cautelosamente apenas 2 semanas antes do mundial. No entanto estou optimista que podemos fazer uma excelente competição desde que o sorteio inicial nos possa ser favorável e que não haja mais nenhuma contrariedade a nenhum elemento da equipa.”

Sobre a competição individual, Matthieu Garcia, referiu: “ No que concerne a competição individual é a primeira vez que participo pois profissionalmente costuma ser impossível, mas este ano com ajuda de todo o grupo disciplinar de Educação Física que irá assegurar as minhas aulas durante a semana da competição bem como a respectiva autorização da Escola onde lecciono poderei estar presente e irei participar nos singulares, pares masculinos com o meu parceiro com quem sou campeão nacional João Silvia e pares mistos com Dominika Gorecka, minha atleta e amiga de longa data e que nunca tivemos o prazer de jogar juntos. Irei claramente privilegiar a competição de pares pois tenho a noção que aguentar esta competição de 15 dias terei que ter prioridades e essas passam pelas equipas e competições de pares. Creio que será nos pares mistos que poderei ter um resultado de maior destaque pese embora mais uma vez não sendo cabeça de série teremos que ter a sorte do nosso lado para não calhar com os mais cotados no início da competição.”

No escalão de + 45 anos femininos a selecção Portuguesa vai disputar o troféu “ W45 Margaret court Cup “, capitaneada por Dominika Gorecka, tendo ainda a formação lusa, as tenistas Sandra Valente ( Lisboa ), Magda Leal ( Porto ) e Sofia Prazeres ( Porto ). No último mundial disputado no Jamor ( Lisboa ), esta selecção ficou num honroso 8º lugar.

De referir que Dominika Gorecka, tem no seu vasto currículo os seguintes resultados nos mundiais de veteranos:

EUA ( Miami ) ano de 2019
– vice campeã do mundo em singulares, no escalão de + 45 anos.
– medalha de bronze em pares mistos, no escalão de + 45 anos.

Croácia ( Umag ) ano de 2021
– medalha de bronze em pares mistos, no escalão de + 35 anos, ao lado do Português Frederico Gil.

Portugal ( Lisboa ), ano de 2022
– medalha de bronze em pares femininos, no escalão de + 30 anos, ao lado da Portuguesa Sofia Prazeres.

Para esta edição Dominika Gorecka traça os seguintes objectivos: “ É meu desejo que Portugal fique entre as seis primeiras selecções. No total vão participar vinte e três equipas.”

Quanto à participação na prova individual, a Conimbricense é mais ambiciosa: “ Pretendo trazer para Coimbra duas medalhas, isto porque vou jogar pares mistos com o Matthieu Garcia, e temos esse sonho de conquistar juntos, uma medalha neste mundial “

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM