Na noite passada, dois projectos do Centro de Portugal foram distinguidos na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo a nível mundial. Os Passadiços do Mondego e “A Última Rota da Transumância em Castro Daire” destacaram-se nas suas categorias, sendo premiados numa cerimónia na capital alemã.
Os “Passadiços do Mondego” conquistaram o prémio de “Projecto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024” na Gala Europeia dos World Travel Awards, realizada no The Ritz Carlton, em Berlim. Este feito é histórico, sendo a primeira vez que um projecto da região Centro ganha este prémio, considerado o “Óscar” do Turismo.
Inaugurados em Novembro de 2022, os Passadiços do Mondego oferecem um percurso de 12 quilómetros num território que integra o Parque Natural da Serra da Estrela e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Desde a sua abertura, mais de 130 mil pessoas já visitaram esta atracção turística.
A “Última Rota da Transumância em Castro Daire” foi reconhecida como uma das histórias mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável, nos “Green Destinations – Top 100 Story Awards”, também revelados na ITB Berlim. O Município de Castro Daire conquistou o 1.º lugar na categoria “Cultura e Tradição” com esta iniciativa, que recria anualmente a tradição ancestral da transumância entre a Serra da Estrela e a Serra do Montemuro.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, expressou o seu orgulho pelos municípios vencedores: “Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento internacional alcançado pelos Passadiços do Mondego e por ‘A Última Rota da Transumância em Castro Daire’. Estes prémios distinguem não apenas os projectos em si, e o esforço dos seus municípios, mas são, cada vez mais, dois símbolos da dedicação, inovação e sustentabilidade que caracterizam a oferta turística da região Centro de Portugal”.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM