COIMBRA,18 de Abril de 2024

Dia Municipal para a Igualdade celebrado na Lousã com diversas actividades

22 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Dia Municipal para a Igualdade celebrado na Lousã com diversas actividades

O Município da Lousã celebra, até dia 26, a igualdade, com um programa de actividades para a comunidade em geral e para a comunidade escolar.

Nos dias 20, 23 e 25 de Outubro vão decorrer acções de consciencialização e actividades não-formais para crianças e jovens, desenvolvidas através de voluntariado, no âmbito do programa “Namorar com Fair Play” do IPDJ, com uma iniciativa intitulada “Igualdade é o meu Género 2.0” – dinamizada pelo Espaço J E9G da Associação ACTIVAR.

O Dia Municipal para a Igualdade, 24 de Outubro, terá duas acções durante a manhã, uma dentro e outra fora de portas. O Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos será palco da Acção “Igualdade, respeito pela diversidade” e, em simultâneo, decorrerá uma acção de rua intitulada “Em Igualdade, sentimos a força que nos une” onde a Equipa para a Igualdade na Vida Local fará contactos directos com a população para conversar sobre questões da igualdade e informar sobre o projecto “Região de Coimbra, com Igualdade” que une os vários municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Já no dia 26 de Outubro, decorrerá uma iniciativa que pretende incluir os seniores na sua diversidade, valorizando a sua participação e experiência de vida. Assim, às 14h00, o Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos terá a honra de acolher a Tomada de posse do Conselho Municipal Sénior.

Esta acção integra o Plano Municipal para a Igualdade da Lousã, que contribui para os objectivos da Estratégia Nacional para a Igualdade a Não Discriminação “Portugal + Igual” e para os seus três Planos de Acção: Igualdade entre mulheres e homens; Prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica; Combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

Localmente esta iniciativa do município tem a parceria das associações Aktos – Direitos Humanos e Democracia, ARCIL e ACTIVAR. Ao nível nacional, uma Comissão organizadora de sete entidades dá resposta aos objectivos de vários organismos como sejam o ACM - Alto Comissariado para as Migrações, a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, entre outros.

De referir que o Município da Lousã tem sido exemplar no que concerne ao tema que assinala, tendo sido distinguido desde 2020 através do Prémio “Viver em Igualdade”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM