A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o Tribunal da Relação de Coimbra, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) e a Orquestra Clássica do Centro (OCC), vão comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Esta acção vai decorrer no dia 10, pelas 16h30, na Casa da Orquestra Clássica do Centro (Pavilhão Centro de Portugal), no Parque Verde do Mondego, e terá uma sessão evocativa da efeméride, que anualmente se assinala a 10 de Dezembro, e um debate em torno da opressão a que estão sujeitas as mulheres que enfrentam o regime de Teerão.
“A voz das mulheres do Irão – Mulher, Vida, Liberdade” é o tema deste encontro, que conta com a participação, como convidada especial, da professora no Departamento de Engenharia Informática da UC, Nagmeh Ramazani Ivaki, natural daquele país islâmico do sudoeste asiático.
Intervirão, ainda, o presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Jorge Manuel Loureiro, a subdirectora da Faculdade de Direito da UC, Paula Veiga, e a presidente da Direcção da OCC, Emília Cabral Martins. Com a moderação de Carlos Sousa Mendes, procurador-geral adjunto no Tribunal Constitucional.
Haverá, ainda, um momento musical, pelo iraniano Vahid Rasouli, que tocará setar, instrumento de cordas usado na música tradicional persa.
Celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, numa altura em que, por todo o mundo, se atropelam os valores e princípios que reconhecem e protegem a dignidade de todas as mulheres e de todos os homens, bem como reflectir sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem (proclamada a 10 de Dezembro de 1948) e sobre o compromisso que cada cidadão tem, quotidianamente, para que essas faculdades e prerrogativas se cumpram, é muito significativo para as quatro entidades que se associam nesta iniciativa.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM