COIMBRA,16 de Abril de 2024

Curtas (Portuguesas) nos Óscares em exibição na Casa do Cinema de Coimbra

18 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Curtas (Portuguesas) nos Óscares em exibição na Casa do Cinema de Coimbra

O Cinema Português de Curta-Metragem volta a integrar os finalistas às nomeações dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Celebrando a indicação na shortlist dos filmes “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves, “Ice Merchants” de João Gonzalez, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “O Lobo Solitário” de Filipe Melo, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de “Acção Real”, os “Caminhos do Cinema Português” apresentam, em parceria com a “Agência da Curta-Metragem” e a “Força de Produção”, a exibição dos filmes indicados de 19 a 24 Janeiro, na Casa do Cinema de Coimbra.
Após a indicação em 2019 de “Tio Tomás”, de Regina Pessoa, ao Óscar de Melhor Animação, esta indicação é mais um momento que atesta o reconhecimento internacional da qualidade do nosso cinema, sendo a curta-metragem um laboratório de inovação da filmografia portuguesa, projectando globalmente os nossos (novos) autores e expressões.
A exibição dos três filmes indicados aos Óscares de 2023 é uma oportunidade rara de conhecer estas obras fora dos circuitos dos festivais de cinema e estreitar laços do nosso cinema com a população portuguesa. A exibição de curtas-metragens nos cinemas portugueses não é generalizada, nem os mecanismos que avaliam e apoiam a actividade incentivam a que tal aconteça regularmente.

Sessões:
Qui 19 Jan, 17h00
Sáb 21 Jan, 19h30
Dom 22 Jan, 15h00
Seg 23 Jan, 19h30
Ter 24 Jan, 17h00

“O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves (12’, M/12)
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão, emigrado em França, que  quando voltava a Belmonte trazia a carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.

“Ice Merchants”, de João Gonzalez (14’, M/12)
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

“O Lobo Solitário”, de Filipe Melo (23’, M/12)
No programa da noite da Viva FM, o radialista Vitor Lobo recebe uma chamada de um velho amigo que quer pôr a conversa em dia.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM