COIMBRA,17 de Julho de 2024

Cristina Januário fala de envelhecimento sem demência no UC Exploratório

17 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Cristina Januário fala de envelhecimento sem demência no UC Exploratório

O UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra prosseguem este sábado, 18 de Novembro, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, agora já no horário de Inverno, às 17h00, a médica neurologista Cristina Januário, irá falar do envelhecimento sem demência. A sessão, no UC Exploratório, tem entrada livre.

“Em verdade, se a velhice não está incumbida das mesmas tarefas que a juventude, seguramente ela faz mais e melhor. Não são nem a força, nem a agilidade física, nem a rapidez que autorizam as grandes façanhas; são outras qualidades, como a sabedoria, a clarividência, o discernimento. Qualidades das quais a velhice não só não está privada, mas, ao contrário, pode muito especialmente se valer”. Excerto de “Saber Envelhecer”, Marco Túlio Cícero (106- 43 AC).

Na realidade, todos queremos envelhecer com “êxito”, mantendo as capacidades funcionais e a qualidade de vida. Alcançar este objectivo depende da preservação das funções cognitivas cerebrais. Alguns conseguirão manter todas as suas capacidades ao longo da vida, outros sofrerão algum declínio em funções específicas, outros ainda, serão vítimas de processos de doença neurodegenerativa que conduzirá à demência.

Claro que existem no cérebro alterações estruturais, funcionais e metabólicas que acompanham o processo fisiológico de envelhecimento e que se traduzem no declínio de algumas capacidades. No entanto o cérebro é astuto e hábil em criar estratégias para superar essas fragilidades.

Envelhecimento – sem demência é o tema da conversa de Novembro, que conta com o saber e a partilha de conhecimentos de Cristina Januário, médica neurologista. A sessão tem lugar este sábado, 18 de Novembro, agora às 17h00, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no ciclo em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra.

 

Esta será uma oportunidade para melhor compreendermos que hoje já existem imensas estratégias interventivas para incentivar um envelhecimento ativo – treino cognitivo, exercício físico, controlo alimentar, neuromodulação e abordagens farmacológicas experimentais, sendo a sua eficácia alvo de muitas e interessantes discussões. A entrada é livre e aberta ao público em geral.

Cristina Januário trabalhou no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde foi chefe de serviço de Neurologia, coordenadora de Consulta de Doenças Neurogenéticas e da Unidade de Doenças do Movimento. Foi professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pertence à rede Europeia Estudo da Doença de Huntington (Euro- HD) e ao grupo europeu para o estudo das Ataxias (European Spinocerebellar Ataxia Type 3/ Machado Joseph Disease). Teve uma bolsa da Michael J. Fox Foundation for Parkinson para o estudo de formas genéticas da doença de Parkinson. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (2008-2012) e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (2005-2007). É membro da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson e da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Doença de Huntington.

Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em Fevereiro e prossegue em 2023. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM