COIMBRA,17 de Maio de 2022

Criptopórtico é cenário de visitas guiadas dramatizadas para escolas e público geral

15 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Criptopórtico é cenário de visitas guiadas dramatizadas para escolas e público geral

A Câmara Municipal de Coimbra, com a colaboração d’O Teatrão e do Museu Nacional de Machado de Castro, organiza as visitas guiadas “Viajantes do Tempo”, com início no dia 20.

As visitas permitem ir numa viagem pela História, pelas mãos de um jovem estudante de arqueologia, tendo como cenário o Criptopórtico do Museu Nacional de Machado de Castro.

São visitas dinâmicas e emotivas, com apontamentos de encenação, com aspectos ora épicos, ora cómicos, que apresentam aos participantes a história do património em conjunto com histórias das pessoas que o pesquisam, e cujas aventuras ajudam a perceber melhor a origem das coisas.

A iniciativa vai decorrer nos dias 20, 21, 24, 26 e 30 de Abril, com sessões para o público geral e para as escolas. A participação é gratuita, mediante reserva.

Nos dias 20 (às 11h00 e às 14h30), 21 e 26 de abril (às 10h00 e às 11h30) as sessões são dirigidas ao público escolar, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Já o público em geral poderá usufruir das duas sessões de visitas guiadas dramatizadas preparadas para os dias 24 (domingo) e 30 de abril (sábado), às 11h00 e às 15h00. A adesão a este conjunto de cinco visitas guiadas encenadas requer reserva, através dos telefones número 239714 013 ou 912 511 302 ou via email info@oteatrao.com.

A iniciativa “Viajantes do Tempo”, uma produção original d’O Teatrão que conta com a colaboração do Museu Nacional de Machado de Castro, está integrada no projecto financiado pelo Centro 2020, “Marcos Históricos: Romanização”, o qual resulta de uma parceria entre os Municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova (Parceiro Líder) e Penela. Este projecto de programação cultural em rede visa proporcionar às comunidades locais e aos visitantes dos três territórios envolvidos a oportunidade de contactar com a história da romanização na Região Centro e de usufruir de espaços únicos, com elevado valor patrimonial e cultural, de forma integrada e inclusiva, como é o caso, na esfera geográfica do Município de Coimbra, do Criptopórtico da cidade de Aeminium.

A programação cultural que vai encerrar o projecto “Marcos Históricos: Romanização” reserva também para o público geral e escolar, no mês de Maio, uma série de quatro percursos pela cidade de Coimbra. “Cantos das Pedras” é o percurso temático que virá, assim, culminar as acções de Coimbra no âmbito deste projecto financiado por fundos europeus, com impacto em três municípios da região Centro, que contou, em 2021, com o espectáculo teatral e musical itinerante “Consagração do Templo do Fórum | Alceus de Mortal a Deus”, com a Oficina de Arte Romana – Construção de Tesselas e com a exposição “Aeminium – Coimbra, cidade há dois mil anos”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM