COIMBRA,19 de Maio de 2024

Coro de 45 mulheres apresenta em Coimbra espectáculo a partir de Maria Velho da Costa

11 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Coro de 45 mulheres apresenta em Coimbra espectáculo a partir de Maria Velho da Costa

A Casa da Esquina estreia hoje, no Convento São Francisco, em Coimbra, “Elas São 5 Milhões”, espectáculo com um coro de 45 mulheres que viaja pelo texto “Revolução de Mulheres”, de Maria Velho da Costa.

O espectáculo “é um manifesto a viva voz que partiu da ideia de trabalho vocal sobre o texto ‘Revolução de Mulheres’, de Maria Velho da Costa”, afirma a Casa da Esquina, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Com encenação de Helena Faria e Filipa Alves, um coro de vozes de 45 mulheres interpreta aquele texto escrito há quase 50 anos, mas não se ficará por aí, havendo também uma viagem a partir dessa obra, resgatando “outras histórias de outras mulheres”.

“Este texto, tão longínquo no tempo quanto actual, marca os tempos em que estamos sempre a começar, pois as lutas pela igualdade continuam na ordem do dia, porque apesar de todas as evoluções, há sempre um pau na engrenagem que a impede de funcionar”, afirma a Casa da Esquina.

O espectáculo, que irá ser apresentado na Black Box do Convento São Francisco, parte do texto de Maria Velho da Costa sobre um sujeito colectivo “Elas”, que em cena ganha forma pelo coro de mulheres.

“As actividades do quotidiano, as relações socioculturais, as condições económicas, as dores de parto, os sonhos rasgados ou secretos, continuam a ter contornos pesados de frustração nas vidas das mulheres”, vinca a Casa da Esquina.

Se no texto de Maria Velho da Costa, falava-se das vidas de quatro milhões de mulheres, o espectáculo acrescenta mais um milhão, “tantas quantas cresceram nestes anos de democracia”, refere.

“Juntamos também as vozes e histórias de mulheres reais ou ficcionadas, cruas. Todas elas vítimas de uma sociedade patriarcal formatada por uma mentalidade machista que teima em se manter. Como se a história das mentalidades e das práticas estivesse sempre a sofrer retrocessos. Todas elas a precisar de um grito em voz alta”, salienta.

Para além do coro de 45 mulheres, o espectáculo conta com a interpretação por parte das actrizes Cláudia Carvalho, Gracinda Nave, Helena Faria, Joana Pupo e Teresa Faria.

O espectáculo, com duração de uma hora, vai decorrer às 21h30 e os bilhetes custam entre seis e oito euros.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM