COIMBRA,13 de Abril de 2024

Conselho de Orientação e Fiscalização do Projeto RN21 reuniu no Espaço Inovação Mealhada

14 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Conselho de Orientação e Fiscalização do Projeto RN21 reuniu no Espaço Inovação Mealhada

O Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do Projecto Integrado RN21, órgão máximo da estrutura do consórcio, reuniu no dia 28 de Fevereiro, no Espaço Inovação Mealhada, para abordar diversos assuntos no âmbito da gestão do Projeto Integrado. O CoLAB ForestWISE®, líder deste consórcio agregador, foi o anfitrião do encontro no qual teve também lugar a primeira sessão ordinária do Conselho Consultivo.
A abrir a sessão esteve o Vereador do Executivo Municipal da Mealhada, Ricardo Santos, o Director do Projecto, Rogério Rodrigues, e o CTO do CoLAB ForestWISE®, Carlos Fonseca, que reforçou a “importância de mostrar o que de bom está a ser feito neste consórcio que é fundamental partilhar com os parceiros que nos acompanham”.
Seguiu-se a apresentação de mais de 20 medidas, que fazem parte dos três pilares em que assenta o Projeto Integrado RN21, nomeadamente: o fomento da produção da resina natural nacional (pilar I); o reforço da sustentabilidade da indústria transformadora (pilar II); e a diferenciação positiva da Resina Natural e produtos derivados (pilar III).
A “Formação e Profissionalização do Resineiro” foi uma das medidas apresentadas para o Pilar I, que tem como principal objectivo desenvolver uma Academia capacitada
para formar profissionais de extração de resina.
Para o Pilar II, uma das medidas apresentadas foi a “Transição para renováveis e uso eficiente de água e energia”, que visa a elaboração de um estudo e Roadmap sobre as melhores práticas no uso sustentável destes recursos, com vista à minimização dos impactos ambientais.
Neste encontro, foram também analisados o ponto de situação da “Criação de um “selo” e a divulgação técnica sobre toda a cadeira de valor”, inserida no pilar III, que surgiu da necessidade de afirmar a Resina Natural como um produto de origem renovável, que pode substituir os derivados do petróleo e constituir-se como um dos exemplos de sucesso da Bioeconomia em Portugal. A primeira fase de criação de marca começou no último semestre de 2023 e na reunião foram apresentados alguns dos próximos passos no âmbito desta iniciativa.

Para promover a resina natural junto dos consumidores e decisores empresariais, têm sido realizadas ações de comunicação e marketing com alguns resultados já evidentes, nomeadamente o podcast e a publicação bianual da revista Resinae®.
Ainda no encontro, foi analisado o Relatório Técnico Intercalar de Acompanhamento do Projeto Integrado RN21 | 2023, realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente,
onde está descrito o progresso alcançado pelo Projeto Integrado ao nível dos indicadores de desempenho – KPIs, e do trabalho executado em cada uma das medidas definidas no projecto até à data de reporte. Da análise efetuada, concluiu-se que o Projeto decorre dentro do previsto tendo em conta os desenvolvimentos descritos para as 22 medidas constantes no Projeto.
A reunião contou com a participação dos membros do Conselho Consultivo, composto por três personalidades externas de mérito reconhecido e independentes, que reunirá anualmente para se pronunciar sobre as actividades desenvolvidas, propor medidas correctivas e promover parcerias. Do Conselho Consultivo fazem parte Aida Rodrigues Garcia, actualmente coordenadora de vários projetos relacionados com produtos florestais não lenhosos; Álvaro Picardo, Coordenador Técnico do projeto SMURF Horizont Europe, sobre “Modelos de Gestão Sustentável e Cadeias de Valor para as Florestas”; e Rui Miguel Rosmaninho, Director do Departamento de Gestão de Áreas Públicas Florestais, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM