COIMBRA,17 de Maio de 2022

Condeixa vai ter Instituto Tecnológico e Profissional

7 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Condeixa vai ter Instituto Tecnológico e Profissional

INTEP vai funcionar na Quinta Nova num espaço até agora ocupado pelo comércio de móveis e electrodomésticos e que será adaptado a salas de aulas e laboratórios

Condeixa vai passar a contar com uma escola de ensino profissional que deverá abrir portas no início do próximo ano lectivo, segundo apurou o jornal TERRAS DE SICÓ e noticia na sua edição.

O Instituto Tecnológico e Profissional (INTEP) de Condeixa surgirá por acção do Grupo GPS, detentor de outros estabelecimentos de ensino no país, e a oferta de cursos está pensada tendo em conta a actividade económica local e as carências profissionais em diversas áreas.

“Não há nenhuma escola profissional em Condeixa e pela análise que efectuámos nesta zona há uma percentagem significativa de alunos que poderão ser encaminhados para o ensino profissional, porque há uma grande desproporção entre aqueles que seguem a via do ensino geral e os que seguem o ensino profissional. Concluímos que havia espaço para esta instalação”, explica Fernando Catarino, administrador do Grupo GPS, para justificar a localização do novo estabelecimento num dos “poucos concelhos do país onde se verifica um crescimento populacional”.

A escola irá funcionar num edifício até agora destinado ao comércio de móveis e electrodomésticos, na Quinta Nova, junto às instalações do TERRAS DE SICÓ, Rádio Regional do Centro e Cooperativa Agrícola de Condeixa. “Adquirimos o espaço e estamos a iniciar as obras de adaptação para termos tudo pronto em Setembro, no início do próximo ano lectivo”, adianta Fernando Catarino, referindo que está concretizado o necessário pedido de autorização às entidades competentes para o funcionamento do estabelecimento de ensino.

A proposta formativa vai permitir “oferecer cursos que não existem na zona e em que há carência”, mas a proposta final será consertada posteriormente na rede que envolve as escolas profissionais da região.

“A oferta pensada tem a ver com a actividade económica de Condeixa e concelhos vizinhos, e solicitámos autorização para leccionar os cursos de auxiliar de farmácia, análise laboratorial, acção educativa, mecatrónica automóvel, desporto e cabeleireiro”, enumera o gestor, admitindo que o surgimento destas opções vá acontecendo paulatinamente.

Fernando Catarino sublinha que será “praticamente impossível” que numa fase inicial funcionem todos aqueles cursos. “A escola irá crescer gradualmente à medida que o seu projecto educativo se vai afirmando e vai conquistando a confiança dos empregadores locais, das instituições, dos alunos e das suas famílias. Queremos que seja um projecto que se afirme pela diferença, pelo bom trabalho e que fará o seu crescimento natural”, enfatiza.

“Para cada um dos cursos já estamos a fazer um levantamento de entidades que serão nossas parceiras e que ajudarão na formação, que terá uma parte na escola e outra nas empresas ou instituições que têm relação com cada um dos cursos”, explica aquele administrador.

Grupo GPS

Com perspectivas optimistas e apostado em “fazer uma boa formação e criar fortíssimas ligações com os operadores locais”, Fernando Catarino sublinha que “o sucesso do projecto terá muito a ver com a relação que estabelecemos entre alunos e professores, e com as diferentes matérias, para que os alunos se sintam motivados e aprendam”.

O Grupo GPS – Educação e Formação, fundado pelo ex-deputado socialista António Calvete, tem sede no Louriçal (Pombal) e detém várias escolas no país, para além de uma rede associada de outras empresas de diversos sectores. Nos últimos anos tem sido alvo de polémica em torno da sua gestão, mas na semana passada, o Tribunal Central Criminal de Lisboa absolveu cinco administradores acusados de se terem apropriado, para uso pessoal, de verbas de contratos de associação, através dos quais o Estado financia o funcionamento de escolas privadas em locais que não estão cobertos pela rede pública.

Texto: Luís Carlos Melo / TERRAS DE SICÓ

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM