A exposição “Três cidades de Marrocos”, a partir das fotografias e do livro com o mesmo nome de Vergílio Correia, instalou-se no Museu de Lamego até 23 de Fevereiro de 2020, estando prevista a sua itinerância ao Museu Monográfico de Conímbriga, seguindo depois para Marrocos, onde será apresentada em Rabat, El Jadida e Safi, anunciou a Câmara Municipal de Condeixa.
A obra de Vergílio Correia resulta da viagem de estudo que o investigador, arqueólogo e historiador de arte realizou a Marrocos, em 1923, para observar a influência mauritanense sobre a arte portuguesa do começo do século XVI.
Em Junho deste ano, o Museu de Lamego e os curadores da exposição, os fotógrafos Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, revisitam Azamor, El Jadida (antiga Mazagão) e Safi, as três cidades marroquinas, para esta exposição que põe em relevo o diálogo entre as fotografias tiradas por Vergílio Correia durante a sua viagem e o registo contemporâneo dos dois fotógrafos. A viagem a Marrocos contou com o apoio da Embaixada de Portugal em Marrocos e das Direcções Regionais de Cultura de Azamor e El Jadida e de Safi.
A inauguração da exposição coincidiu com o dia do aniversário de nascimento de Vergílio Correia (1888-1944), coordenador das descobertas de Conímbriga entre 1929 e 1944, figura tutelar, inspiradora do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO.
A mostra resulta de protocolo entre a Direcção Regional de Cultura do Norte – Museu de Lamego e a Galeria MIRA FORUM, com as entidades que integram o Centro de Estudos Vergílio Correia (CEVC), Câmara Municipal de Condeixa, Associação Ecomuseu de Condeixa e família de Vergílio Correia.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM