COIMBRA,19 de Maio de 2024

Condeixa integra Rede de Municípios com Qualidade de Vida

15 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Condeixa integra Rede de Municípios com Qualidade de Vida

O Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) acaba de formalizar a criação de uma Rede de Municípios com Qualidade de Vida, a qual tem como um dos fundadores o Município de Condeixa-a-Nova.

Ao integrarem esta Rede, os Municípios comprometem-se a avaliar e a monitorizar a qualidade de vida nos seus concelhos, o que lhes irá permitir perceber quais os pontos que devem melhorar para fomentar a qualidade de vida dos seus munícipes.

Para a sua fundação, esta Rede de Municípios com Qualidade de Vida conta com um conjunto de Municípios muito variado e com características distintas. Os Municípios fundadores desta Rede são: Lagoa, Vila Nova de Famalicão, Arronches, Pombal, Vila Nova de Gaia, Condeixa, Trofa, Vila Verde, Velas (Açores).

Além de os Municípios integrantes receberem um selo, que declara que os mesmos estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida, participam activamente no Fórum anual de boas práticas de qualidade de vida, onde os municípios integrantes podem partilhar as boas práticas que têm implementado, originando um espaço de discussão e de troca de ideias.

“Melhorar a qualidade de vida dos portugueses é um esforço que deve ser feito em conjunto. Este é um tema que tem tido, cada vez mais, atenção por parte dos autarcas, que procuram perceber de que forma podem melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes”, afirma Patrícia Jardim da Palma, presidente da Direcção do INTEC.

“Pretendemos, assim, colocar a qualidade de vida local na agenda nacional e torná-la numa ferramenta de governança, possibilitando que os autarcas tornem as suas comunidades mais atractivas, dinâmicas e prósperas. Foi neste sentido que decidimos criar esta Rede, na esperança de que, futuramente, outros municípios se juntem”, acrescenta.

Há vários anos que o INTEC tem trabalhado o tema da qualidade de vida, no âmbito do projecto Melhores Municípios para Viver, além de ter lançado, recentemente, o Relatório de Avaliação de Condições de Vida – Melhores Municípios para Viver, Edição 2023.

O INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, é uma associação sem fins lucrativos de cariz científico-tecnológico, que promove o desenvolvimento e a mudança de atitudes e comportamentos através de projectos de investigação-acção, colocando as ciências comportamentais e sociais ao serviço da prática, com vista a um aumento da performance e da qualidade de vida das pessoas, organizações e comunidades.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM