COIMBRA,13 de Janeiro de 2025

Condeixa: Bom cabrito assado convida para a mesa

2 de Maio 2019 Rádio Regional do Centro: Condeixa: Bom cabrito assado convida para a mesa

Arranca amanhã a 8.ª edição do evento gastronómico “Sabores de Condeixa, Semana do Cabrito”, que até 12 de Maio leva à mesa de 19 restaurantes o anunciado “melhor cabrito assado de Portugal”.

A iniciativa promovida pela autarquia, com a colaboração de restaurantes, pastelarias e talhos locais, regista este ano um acréscimo de três novos estabelecimentos de restauração aderentes e também um ligeiro aumento do preço da refeição (0,50€) em relação a 2018.

O evento pretende contribuir para a dinamização da restauração, bem como a melhoria da oferta turística do concelho, impulsionando a gastronomia como património cultural e produto turístico. “É uma iniciativa que está a crescer, estão mais restaurantes a aderir, sinal que é uma aposta ganha na promoção do cabrito assado à moda de Condeixa, o nosso principal prato típico”, salienta ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara, Nuno Moita, sublinhando que em 2019 uma das exigências regulamentares para os estabelecimentos de restauração participarem é incluírem o cabrito na sua ementa durante todo o ano. “Há restaurantes que têm sempre, mas há outros que não, e a nossa ideia é que todos os restaurantes locais passem a apresentar o prato aos clientes todo o ano e não apenas na semana do festival”, reforça.

A edilidade “fornece” a cada restaurante 66 quilos de carne (cerca de 10 cabritos), adquiridos em talhos do concelho, e ainda 250 escarpiadas, confeccionadas nas pastelarias locais, o que permite oferecer aos comensais uma ementa de cabrito (prato, bebida, café e o doce escarpiada) ao “preço especial”, este ano, de 13€.

O apoio municipal é um estímulo à promoção daquele prato típico, permitindo uma redução aos restaurantes apresentar a refeição a um preço mais em conta, mas consumidas as quantidades oferecidas pela edilidade os restaurantes têm de manter o valor até ao final do evento. “A maioria dos restaurantes ultrapassa cedo a quantidade oferecida e depois estão durante vários dias a ´financiar´ o evento”, regista o autarca, sublinhando que o aumento de 50 cêntimos no custo da refeição é uma forma de “atenuar” a redução do preço habitual.

“A Câmara está a incentivar que o cabrito faça parte da ementa de todos os restaurantes condeixenses e o festival tem funcionado desta forma, mas no futuro poderá ser noutros moldes, com os restaurantes, por exemplo, a realizarem a iniciativa de motu proprio e a autarquia a tratar apenas da divulgação do evento”, adianta Nuno Moita.

A “Semana do Cabrito” funciona igualmente como um espaço de atracção turística, dando “força à promoção do concelho e de um dos seus principais produtos”.

“Desde o primeiro mandato que a nossa estratégia assenta na capação de investimento, de pessoas, e também no turismo há sinais claros da atracção de turistas ao concelho, como espelha o significativo número de visitas que tem o museu PO.RO.S ou a Casa Museu Fernando Namora, o que é óptimo, porque traz pessoas, traz consumo, traz desenvolvimento económico, onde, de resto, temos dos melhores indicadores da região”, sublinha o edil.

Nos anos anteriores, a autarquia tem adiantado um número de refeições servidas durante o evento na casa das 8.000, número que Nuno Moita tem a expectativas de ver ultrapassado, “até pelo aumento do número de restaurantes e pela consolidação e promoção de um produto típico que queremos tenha grande qualidade”.

O cabrito à moda Condeixa é assado em forno de lenha e servido com batatas e grelos, contribuindo, dizem, para o seu sabor genuíno e distintivo, a erva de Santa Maria, presente na vegetação da serra de Sicó e alimento do gado caprino.

Mais uma vez, depois de degustar o famoso prato condeixense, os comensais terão oportunidade de eleger, de acordo com o seu gosto e paladar, o restaurante vencedor do “Cabrito de Ouro”, que premeia a melhor confecção, votando num cupão disponibilizado pelo estabelecimento.

Hoje, na véspera do arranque do evento, realizou-se um jantar de apresentação da edição desde ano, que juntou à mesa, autarcas, responsáveis dos estabelecimentos parceiros da iniciativa e convidados.

Jornal Terras de Sicó

RESTAURANTES ADERENTES

CONDEIXA
Manjar Romano
Casa do Cabrito
O Paço da Vila
O Pote
.Come
O Regional do Cabrito
Luz & Vida
Pousada Condeixa
Amadeu
Café Pimm´s
O Veloso
Conversa Fidalga
Tinella

CAMPIZES
Pariz

CASAL DA ESTRADA
Flor d´Aldeia

EGA
Lambarices

SANGARDÃO
Manjares d´Avó

SEBAL
O Filipe

ZONA INDUSTRIAL
O Taínha

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM