COIMBRA,23 de Março de 2025

Comunidade Intermunicipal de Coimbra cria rota dos seus mercados e feiras

25 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Comunidade Intermunicipal de Coimbra cria rota dos seus mercados e feiras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) lançou a “Rota dos Mercados”, um roteiro que pretende atrair turistas até aos 61 mercados e feiras dos 19 Municípios representados.

A “Rota dos Mercados” mapeia todos os mercados e feiras dos 19 Municípios da CIMRC, dando informação sobre cada um dos locais (periodicidade, contactos e localização), assim como uma breve descrição do que o visitante pode encontrar, num roteiro disponível em português e inglês, foi anunciado esta sexta-feira durante a cerimónia de apresentação do projecto, que decorreu no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares.

“Os mercados precisam de pessoas, precisam de clientes, para que todo o ecossistema possa funcionar”, notou o secretário-executivo da CIMRC, Jorge Brito, considerando que o roteiro pode ser um “contribuinte líquido” para atrair as pessoas até aos mercados da região.

O responsável salientou que este trabalho surge no âmbito de uma estratégia da Comunidade Intermunicipal em torno da gastronomia e dos produtos locais, mas também no âmbito da estratégia europeia “Do prado ao prato”, para aproximar os produtores dos consumidores.

“Os mercados locais tiveram um decréscimo da sua representação e é importante estimulá-los. De que vale a obra física se não houver dinâmica associada?”, questionou Jorge Brito.

Para além das brochuras e mapas da rota, haverá também actividades de dinamização dos mercados, afirmou. Para Jorge Brito, os 61 mercados e feiras da Região de Coimbra “demonstram a heterogeneidade” dos 19 Municípios da CIM.

“A “Rota dos Mercados” transformará estes locais em destinos turísticos, destacando a riqueza da nossa produção local. Mas não é só um projecto de promoção turística. Permite sensibilizar os consumidores em adquirirem os produtos, de acordo com o calendário e em fortalecer laços entre produtores, consumidores e turistas”, realçou, por seu turno, a vice-presidente da CIMRC, Helena Teodósio.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM