COIMBRA,18 de Abril de 2024

Comissão Europeia aprova projecto liderado por Coimbra para promover turismo sustentável

21 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Comissão Europeia aprova projecto liderado por Coimbra para promover turismo sustentável

A Comissão Europeia deu luz verde ao projecto Tourism4SDG, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito do Programa Interreg Europe 2021-2027. Este projecto, com um investimento total de 1,7 milhões de euros, visa desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável no setor do turismo.

A apresentação do Tourism4SDG foi realizada por Jorge Brito, secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, durante o evento anual do programa Interreg Europe, que decorre hoje, 21 de Março, em Antuérpia, Bélgica.

O Tourism4SDG, com uma duração prevista de quatro anos, junta autoridades locais, regionais e nacionais de oito países da União Europeia, incluindo Portugal, Espanha, Polónia, Hungria, Holanda, França, Letónia e Estónia.

Este projecto surge da necessidade de aprimorar os instrumentos de política de turismo para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, para a Agenda 2030.

O turismo sustentável é um objectivo global na Europa e o seu desenvolvimento deve ser promovido com base na sustentabilidade e eficiência na utilização de recursos. No entanto, há ainda a necessidade de iniciativas que contribuam para medir os resultados da sustentabilidade no turismo.

Por meio da cooperação territorial transnacional, o Tourism4SDG pretende proporcionar a produção de dados comparáveis sobre a monitorização da sustentabilidade do turismo, não só para medir o impacto das políticas de turismo sustentável, mas também para orientar futuras estratégias para um sector mais responsável e inclusivo.

O Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional que promove o intercâmbio de experiências, a partilha de conhecimento e a transferência de boas práticas entre autoridades regionais e locais, bem como diversos actores de relevância regional dos Estados Membros da União Europeia, Noruega e Suíça.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM