O restaurante típico de Coimbra “Zé Manel dos Ossos” está de luto com o falecimento do seu gerente, Mário Simões, segundo se soube esta manhã.
O “Zé Manel dos Ossos”, no Beco do Forno, é um dos restaurantes históricos da cidade, que mantém o aspecto tradicional e as receitas originais, como os ossos ou a feijoada de javali.
Os ossos cozidos são o petisco que deu o nome à casa, que começou por ser uma taberna, fundada por José Manuel Ribeiro Franco, falecido em 2018, e que teve continuidade na gerência através do antigo empregado Mário Simões, com o cuidado de manter tudo igual à herança recebida.
O bem disposto gerente ainda ia ao fim do dia para a quinta em Lamas, onde tratava das videiras e produzia o vinho, que era mesmo da casa, servido no “Zé Manel dos Ossos”.
Nesta hora de pesar, um dos amigos de Mário Simões já deixou a seguinte mensagem: «Mais uma estrela no céu, e que estrela esta que deixa uma saudade eterna cá em baixo. Como eu diria se estivesses aqui, “se fosse para comer, ia a um restaurante”, porque de tantas visitas feitas, nunca foi só comida, era por ti, pelo teu jeito amigo de ser, por uma alegria contagiante e por todo o carinho com que nos recebias. Ficam as memórias de tantas horas passadas a conversar contigo, as gargalhadas, e as lições de vida, foste uma escola, um ensinamento e um exemplo que levarei sempre comigo. Descansa em paz amigo Zé Mário, até um dia nos voltarmos a encontrar».
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM