A Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira, partilhará o palco com os jovens pianistas premiados Shion Ota (Japão), Alexander Stretile (Portugal) e Kostandin Tashko (Albânia), no concerto de abertura do VIII Coimbra World Piano Meeting.
Em coorganização com a Câmara Municipal de Coimbra, o momento musical acontece a 28 de Janeiro, pelas 17h00, no Grande Auditório do Convento de São Francisco. Serão interpretados concertos de J. S. Bach, Armando José Fernandes e D. Shostakovitch.
Depois, até 5 de Fevereiro, o piano será a figura central. Ao longo de uma semana de trabalho e partilha – com masterclasses, concertos e prémio – o Coimbra World Piano Meeting (CWPM) reunirá várias dezenas de pianistas, provenientes de países como a Alemanha, Brasil, China, França, Itália, Japão, Macedónia ou Taiwan, entre outros.
Neste evento inédito, jovens músicos têm a oportunidade de estar em contacto e de se enriquecerem com vários pianistas, de prestigiado e reconhecido talento, provenientes de importantes instituições mundiais, como Olivier Gardon (Hochschule Hannover), Gerlinde Otto (Universidade Franz Liszt de Weimar) ou Makoto Ueno (Universidade das Artes de Quioto), entre outros.
Além de toda a programação prevista para a cidade de Coimbra, um dos dias do evento – 1 de Fevereiro – decorrerá em Sardoal, no distrito de Santarém. Graças à parceria com o Município local, o CWPM contribuirá, uma vez mais, para a reconhecida qualidade da oferta cultural nesta vila histórica, com a realização de um concerto, pelas 21h30, no Centro Cultural Gil Vicente.
O Coimbra World Piano Meeting, fundado pela Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, acontece há oito anos consecutivos, sendo um evento consolidado e reconhecido a nível nacional e internacional. Tem enriquecido a sua programação, nas várias edições, com a presença da Orquestra Clássica do Centro, da Orquestra Filarmonia das Beiras e da Orquestra do Norte.
A iniciativa conta ainda com parcerias regulares com o Museu Nacional Machado de Castro, Conservatório de Música de Coimbra, Seminário Maior de Coimbra, Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e Associação António Fragoso.
A Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” – referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a verdade da música e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência, Dedicação e Rigor fazem parte do ADN da academia Aquiles Delle Vigne.
Localizada em Coimbra, a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne nasceu de uma parceria entre a ‘Associação António Fragoso’ e a ‘Musici Artis’, de Bruxelas. Assume-se como uma das grandes escolas da Europa, graças ao incrível talento internacional dos seus alunos provenientes da Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Irão, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Palestina, Polónia, Roménia, Rússia, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia e Venezuela, muitos deles premiados em importantes concursos internacionais, aos quais se unem notáveis talentos de Portugal.
A Academia tenta apoiar e gerir o percurso dos seus melhores alunos através da organização de concertos, a solo e com orquestra, da produção discográfica e edição literária, através do selo A2DV Generation. Organiza ainda eventos internacionais, como o Coimbra World Piano Meeting e o Encontro Internacional de Piano de Sardoal, convidando os melhores professores do mundo a reunirem-se em Portugal.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM