Na reunião da Câmara de Coimbra de segunda-feira vai ser debatido um novo acordo de colaboração para a instalação e operação de bicicletas/trotinetes com motor partilhadas e sem doca.
O acordo será para assinar pelos operadores interessados, entre os quais as empresas BOLT, Support Servives PT, Lda (em actividade) e a Fastbird Rides Portugal, Unipessoal Lda (BIRD) – nova operadora.
A proposta em análise aponta, ainda, para a criação de 128 novos parqueamentos de bicicletas/trotinetes eléctricas e a criação dos 112 hotspots virtuais para a paragem/ estacionamento de trotinetes.
Com este novo acordo de colaboração pretende-se “minimizar os aspectos negativos da utilização das trotinetes no dia-a-dia, incentivando-se o seu uso, mas de forma ordenada, com a criação de mais locais de paragem e a obrigatoriedade de estacionamento em pontos identificados”.
Com a experiência adquirida ao longos dos tempos, os serviços municipais verificaram diversos aspectos que carecem de correcção na utilização destes equipamentos, designadamente relacionados com a convivência dos peões com as trotinetes na via pública e o estacionamento abusivo dos utilizadores, que impede a circulação de peões e pessoas com mobilidade reduzida.
Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo, onde se procura responder a estas questões e encontrar soluções para combater o estacionamento irregular e desordenado de trotinetes no território municipal, através da expansão de zonas de estacionamento permitido para este tipo de veículos e zonas proibidas de estacionamento. Além deste aspecto, este trabalho tem por princípio o combate à circulação irregular de trotinetas, nomeadamente a que ocorre em locais destinados a circulação pedonal, como é o caso dos passeios, arruamentos pedonais, praças, jardins urbanos, parques de lazer, exceto quando esteja devidamente sinalizada a permissão de circulação.
O mesmo documento aponta a criação de 213 locais de parqueamentos de bicicletas, dos quais 85 já estão equipados com os acessórios necessários para o estacionamento de bicicletas (enquanto não forem instalados os equipamentos para o parqueamento de bicicletas, o locais identificados deverão funcionar de forma virtual como hotspots de trotinetas, aferindo-se dessa forma se a sua localização é adequada em termos da operação pretendida) e 112 hotspots para trotinetes – estes locais serão disponibilizados nas aplicações das operadoras para estacionamento de trotinetes, podendo ter identificação no local ou apenas um registo virtual.
Desde o fim da operação da LINK, em Coimbra encontra-se apenas a desenvolver a sua operação de mobilidade suave a empresa BOLT. No entanto, concluem os serviços municipais, “ter mais do que um operador de mobilidade suave traz várias vantagens para a cidade”.
Fonte: Campeão das Províncias
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