COIMBRA,19 de Abril de 2024

Coimbra vai aderir à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família

19 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Coimbra vai aderir à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família

A Câmara de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do Executivo de segunda-feira, a adesão do Município à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.

A missão da Rede é fornecer apoio, ferramentas e recursos aos municípios europeus para desenvolverem e melhorarem uma cultura amiga das famílias. Actualmente, a Rede é constituída por oito países e 80 municípios.

Atendendo ao facto de o Município de Coimbra promover políticas locais em prol do bem-estar das famílias e a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família ser uma iniciativa que visa promover essas mesmas políticas, é proposta a adesão a esta estrutura que tem como objectivos “apoiar os projectos de vida das famílias (especificamente as famílias numerosas) para ajudar a conciliar a vida familiar e profissional, incentivar políticas que ajudem os jovens na transição para a vida adulta”.

O Município de Coimbra, com base nas políticas adoptadas em prol da família, nas áreas da educação, acção social, habitação, cultura, entre outras, integra a lista de Municípios mais Familiarmente Responsáveis desde 2010 com o galardão da bandeira com palma, por receber o prémio por três ou mais anos consecutivos.

A Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família pretende, ainda, “criar um ambiente cultural, social e económico favorável, acolhedor e atractivo às famílias com crianças na Europa, promovendo uma cultura subsidiária da família, construir uma aliança em favor das famílias entre sociedade civil, municípios e empresas, trabalhar com instituições europeias estratégicas para promover a integração familiar e uma visão holística das políticas familiares”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais.

Pretende-se, ainda, “promover o intercâmbio de boas práticas, amizade e saber fazer, melhorar a mobilidade, os intercâmbios culturais, combater a pobreza económica e cultural e apoiar os municípios na introdução de políticas familiares inovadoras para criar um padrão comum e compartilhado de serviços e benefícios familiares de qualidade”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM