COIMBRA,16 de Abril de 2024

Coimbra: Teatro da Cerca apresenta mostra dedicada ao coreógrafo Francisco Camacho

28 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: Coimbra: Teatro da Cerca apresenta mostra dedicada ao coreógrafo Francisco Camacho

Uma mostra dedicada ao coreógrafo Francisco Camacho vai decorrer no Teatro da Cerca de São Bernardo (TSCB), em Coimbra, de 3 a 13 de Novembro, onde irá também estrear o espectáculo “Assemblage”.

Durante estes dias o bailarino e coreógrafo apresentará em conjunto com a estrutura da qual é fundador, a Eira, três espectáculos, três filmes, uma exposição e uma oficina.

O programa vai ainda incluir dois momentos de debate e uma oficina, dedicada às crianças, de construção de instrumentos musicais dirigida pelo músico turco Berke Can Ozcan, que participa num dos espectáculos da Eira.

No âmbito da mostra, o coreógrafo estreia em Coimbra “Assemblage”, no dia 4 de Novembro, um espectáculo que resulta do projecto “Viagem Sentimental”, que começou em 2017 e que consiste em várias viagens a zonas geográficas delimitadas, para criar espectáculos com base nos elementos que recolheu do local.

Para além deste espectáculo, serão também apresentados “O Rei no Exílio – Remake”, no dia 10 de Novembro, antecedido da exibição do filme “O Rei no Exílio”, e “The Things We Carry”, nos dias 11 e 12 de Novembro.

O programa dedicado ao coreógrafo e bailarino português começa com uma exposição em torno dos seus 40 anos de carreira, com recurso a fotografias, textos, material de divulgação e objectos cenográficos.

Nos dias 7 e 8 de Novembro, haverá uma oficina para estudantes e profissionais de artes performativas, em horário pós-laboral.

Pela mostra, serão também exibidos os documentários “Gust – Os Ensaios”, sobre o processo de criação do espectáculo “Gust”, de 1997, e “Dança sem idade”, impulsionado pelo projecto “VELHⒶS”, de 2019. Estes dois documentários serão também pretexto para dois debates.

Segundo o TCSB, esta mostra “retoma um dos eixos principais da programação” do teatro iniciado em 2009 e que permitiu “ao público da cidade aprofundar o contacto com os percursos criativos de artistas e estruturas na área da dança e do teatro, como Olga Roriz, Vera Mantero, Joana Providência, Teatro Meridional e Teatro O Bando”.

O TCSB realçou ainda que “o convite a Francisco Camacho ocorre no âmbito da programação financiada pelos apoios da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses, que o Teatro da Cerca de São Bernardo integra”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM