O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, realiza, dia 9, pelas 18h00, a palestra “Mulheres na ciência: panorama, desafios e inspirações”, no âmbito do “Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência” e inserida no ciclo em curso “Ciência às Seis!”.
Será palestrante a professora Débora Menezes, da Universidade Federal de Santa Catarina, que trocará impressões com o público sobre o tema, com a moderação de Constança Providência.
Vários estudos indicam que diversidade, equidade e inclusão são responsáveis por aumentar a criatividade e contribuir para a competitividade positiva. Portanto, o progresso da ciência e da tecnologia pode se beneficiar da diversidade e, reciprocamente, pode exercer um feedback positivo ao mudar a imagem observada da desigualdade. Como demonstrado por muitos estudos recentes, a área das ciências exactas (STEM) é especialmente desigual, sendo dominada por homens brancos, implicando sub-representação de outros grupos, especialmente em posições de liderança ou de prestígio. Vários estudos conduzidos junto dos membros de comunidades científicas indicam que o assédio moral é também um grande problema na nossa comunidade.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM