COIMBRA,16 de Junho de 2024

Coimbra realiza primeira Feira do Fumeiro

15 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra realiza primeira Feira do Fumeiro

Começa já na sexta-feira e prolonga-se durante todo o fim-de-semana (de 17 a 19) a primeira edição da Feira do Fumeiro em Coimbra. O evento organizado pela União das Freguesias (UF) de Coimbra conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e vai realizar-se no Aquartelamento de Santana, onde está sediado o Comando da Brigada de Intervenção.

“Era um evento há muito solicitado pelos produtores que costumam vir a Coimbra durante o Mercado de Natal”, começou por referir João Francisco Campos, presidente da UF de Coimbra, durante a apresentação do evento que decorreu hoje (14).

Ao longo destes três dias vão marcar presença 11 fumeiros vindos de vários cantos do país, como por exemplo de Oliveira do Hospital, Bragança, Seia, Viana do Castelo, Moimenta da Beira, Guarda e Tábua. Para além dos enchidos haverá também produtos em exposição e à venda, como o queijo, presunto e mel.

José Manuel Silva, presidente da CMC, marcou presença na apresentação do certame e falou da necessidade de “Coimbra se afirmar na gastronomia”. “ Nós queremos dar cada vez mais visibilidade aos produtos endógenos do nosso concelho”, frisou, adiantando que espera que esta iniciativa se “afirme e que possa crescer para o futuro”.

Já o autarca da UF de Coimbra espera que a Feira do Fumeiro deste ano seja a primeira de muitas e que as pessoas possam vir conhecer e visitar, desfrutando depois da cidade de Coimbra, principalmente do Jardim Botânico e do Jardim da Sereia que se encontram muito próximos ao local do evento.

Para além da mostra gastronómica, a Feira conta também com um espaço dedicado às criança e no dia 19, Dia do Pai, haverá também um espaço dedicado aos filhos e pais.

A autarquia convidou ainda a Pastelaria Vasco da Gama, Praxis e Empório do Tuca & Tasca do Ronaldão para comercializarem pão tradicional ou broa, cerveja artesanal e vinho junto de todos aqueles que passarem pelo espaço.

A 1.ª edição da Feira do Fumeiro de Coimbra tem entrada gratuita e abre portas na sexta-feira das 17h30 às 20h00. No sábado regressa das 10h00 às 20h00 e no último dia funciona das 10h00 às 18h00.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM