COIMBRA,19 de Maio de 2024

Coimbra promove “Livros no Mercado” de 24 a 26 de Novembro

21 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra promove “Livros no Mercado” de 24 a 26 de Novembro

O Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra, acolhe, de 24 a 26 de Novembro, a primeira edição da iniciativa “Livros no Mercado”.

Com a participação de oito livreiros de Coimbra, é organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Renasceia, que tem a concessão dos espaços de restauração, e está inserido na estratégia em curso de dinamização do Mercado, procurando atrair novos públicos e proporcionar uma oferta cultural a todos.

“Livros no Mercado” foi o nome escolhido para esta mini-feira do livro, a realizar no piso 1 do Mercado Municipal. Estarão presentes Livraria Almedina, Dr. Kartoon, Editora Lado Esquerdo, Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Imprensa da Universidade de Coimbra, Livraria Celas, Mar da Palavra e Livraria Minerva, com uma oferta de livros variada e já a pensar no Natal.

A abertura oficial está marcada para as 18h00 de sexta-feira, dia 24 de Novembro, e ao longo dos três dias o evento contará com uma programação eclética direccionada para todos os públicos. Logo no primeiro dia haverá, a partir das 20h00, Noite de Fados com Laura Moita.

No sábado, dia 25, às 11h00, está prevista uma sessão de cinema infantil no ecrã gigante. Às 15H00 começa uma conversa, dinamizada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em torno da obra musical “Cantata de Natal”, da autoria do maestro Paulo Bernardino (que estará presente), a partir de textos de António Arnaut, com ilustrações de Joana Costa. Já às 18h00, decorre a apresentação da obra “A Ciência das Coisas” pelo seu autor, Bernardo Albuquerque Nogueira, que trará um pequeno laboratório para algumas experiências com a ajuda do público presente. A partir das 21h00, há música ao vivo com Celso Cambaio.

No domingo, dia 26 de Novembro, às 11h00, tem início a sessão “Música de Natal do século XVII”, uma conversa promovida pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em torno das obras Manuscrito Musical 51 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Música para o Natal (1649) e Duarte Lobo: opuscula, 1602: responsórios de Natal pertencentes à coleção “Mundos e Fundos”. Às 15h00, a Recortar Palavras apresenta “Contos com Pozinhos de Natal”.

“É com grande entusiasmo e expectativa que lançamos a iniciativa Livros no Mercado. Este evento é mais um exemplo do carácter multifuncional de um espaço emblemático da nossa cidade, além de ser uma peça importante na estratégia de dinamização do Mercado Municipal D. Pedro V e no caminho que temos feito, em conjunto com a Renasceia, para o tornar mais atractivo”, afirma Miguel Fonseca, lembrando o envolvimento da Divisão de Cultura na organização desta edição. “Espero que seja a primeira de muitas e que os conimbricenses e todos os que nos visitam usufruam deste local de convívio e partilha para todos”, acrescenta o vereador com o pelouro dos Mercados Municipais e Feiras.

A iniciativa “Livros no Mercado” decorre na sexta-feira, dia 24, entre as 18h00 e as 22h00, no sábado, dia 25, das 10h00 às 22h00, e no domingo, 26, das 10h00 às 16h00. Todas as sessões são de entrada livre e gratuita.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM