COIMBRA,24 de Abril de 2024

Coimbra promove cinco vistas guiadas em Novembro

28 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: Coimbra promove cinco vistas guiadas em Novembro

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) promove cinco visitas guiadas temáticas no próximo mês de Novembro. A vida e obra de Rainha Santa Isabel e de Santo António, o contributo de José Saramago e de José Régio na literatura portuguesa do século XX e a “descoberta” das artes tipográficas são os temas dos itinerários, que vão permitir conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade.

Estas visitas convidam os participantes a revisitar locais percorridos por José Saramago, aquando da sua “Viagem a Portugal” (15), assim como os locais frequentados por José Régio (10). Já a vida e obra de Rainha Santa Isabel será conta no dia 3 e de Santo António a 29, figuras intimamente ligadas a casas monacais e a igrejas da cidade de Coimbra, para além de revelar os segredos das artes tipográficas, a sua evolução e a introdução da utilização do papel no nosso país (22).

As visitas temáticas, que decorrem às 15h00, são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, por email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, na Rua Pedro Monteiro. Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

Programação completa de Novembro:

Dia 3 Novembro | 15h00 | Era Uma Vez… As Rosas de Isabel

Visita guiada centrada na história e na importância do legado da casa monástica refundada por Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade de Coimbra.

Custo: 2,50 euros (entrada no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova)

Ponto de encontro: Miradouro do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Dia 10 Novembro | 15h00 | José Régio (Presença) em Coimbra

Visita guiada a espaços (exteriores) que evocam na cidade de Coimbra a figura ímpar do escritor e do homem dedicado às artes, que deixou um legado inigualável. Durante o percurso serão lidos excertos da obra do autor, onde são feitas referências a Coimbra.

Gratuito

Ponto de encontro: Praça D. Dinis

Dia 15 Novembro | 15h00 | Na baixa de Coimbra, pela mão de Saramago

Visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico “José Saramago, Viajante em Coimbra”. Em ano e mês do centenário do nascimento de José Saramago, esta visita guiada recria etapas do passeio feito pelo “viajante” na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, narrado na obra “Viagem a Portugal” que vai servir de guião do percurso ao longo do qual serão lidos e descodificados excertos referentes aos locais visitados pelo autor na nossa cidade.

Gratuito

Ponto de encontro: Largo da Portagem

Dia 22 Novembro | 15h00 | Do Papel às Artes Tipográficas

Visita guiada focando a evolução das artes gráficas, a introdução e a utilização do papel em Portugal.

Gratuito

Ponto de Encontro: Em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Dia 29 Novembro | 15h00 | Igreja de Santo António dos Olivais

Visita guiada à Igreja de Santo António dos Olivais. Pretende-se dar a conhecer a vida, a obra e o legado material e espiritual desta personalidade ímpar da história religiosa europeia da Idade Média. Coimbra, cidade refúgio religioso e espiritual, foi também, em inícios do século XIII, a Cidade do Conhecimento para Santo António, único Doutor Português da Igreja Católica.

Gratuito

Ponto de Encontro: Escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM