COIMBRA,5 de Março de 2024

Coimbra: Orquestra Clássica do Centro dá concerto “Ouvir sem ver”

24 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra: Orquestra Clássica do Centro dá concerto “Ouvir sem ver”

O concerto da Orquestra Clássica do Centro, com direcção do seu maestro titular Sergio Alapont, conta com a participação da solista Ana Aroso (harpa), pelas 17h30, no Pavilhão Centro Portugal, em Coimbra

Este programa irá ter a estreia de duas obras referentes ao Prémio Francisco Martins 2022, sobre o tema ” Refugiados” das compositorasAna Roque Antunes – De onde venho – e Ana Seara – Ainda estamos vivos.

Serão ainda interpretadas obras de A. Webern, Langsammer Satz e de J. Rodrigo, o célebre Concerto de Aranjuez,  para Harpa e orquestra.

Joaquín Rodrigo nasceu na Plaza de la Glorieta,  na província de Valência no dia 22 de Novembro de 1901. Aos quatro anos de idade Rodrigo sobreviveu à Difteria, epidemia que causou  a morte a várias crianças na época. Esta doença provocou -lhe  cegueira permanente. Esta foi a razão, de acordo com o próprio compositor, mais provável pelo seu precoce interesse pela música. Desenvolveu o sentido da audição desde pequeno, porém o  interesse pela literatura e pela música começou a ser demonstrado quando Rodrigo estudou num colégio para crianças cegas, na cidade de Valência, em 1905, ou seja, com 6 anos. Rodrigo é considerado um dos maiores compositores do século XX, e seu Concerto de Aranguez  é um dos expoentes máximos da música espanhola. Faleceu em 1999 em Madrid.

Inserida na programação anual da OCC, a interpretação desta obra tem especial significado nesta parceria com a ACAPO,Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

“Colocar-nos no lugar do outro, é importante para podermos respeitar os limites de cada um. Sugerimos, por isso, que o público, se assim o desejar,  possa assistir ao concerto de olhos vendados”, refere a OCC, adiantando que as vendas serão disponibilizadas no dia do concerto a um preço simbólico que reverte para a ACAPO.

A entrada para este concerto é gratuita mas sujeita ao levantamento prévio de bilhete no Pavilhão Centro de Portugal ou em https://www.orquestraclassicadocentro.org/events/ouvir-sem-ver-concerto/

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM