“Marcelo Presidente todos os dias” é o livro de Felisbela Lopes e Leonete Botelho que será apresentado amanhã (sábado), pelas 17h30, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, por José Miguel Júdice e João Nuno Calvão da Silva.
Uma das autores, Leonete Botelho, tem uma grande relação afectiva a Coimbra, onde se licenciou em Direito, fez estágio de advocacia e iniciou-se no jornalismo, sendo desde há vários anos profissional no Público e, recentemente, preside à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Felisbela Lopes é professora na Universidade do Minho e desenvolve investigação no campo do jornalismo no Departamento de Ciências da Comunicação.
Seguindo Marcelo Rebelo de Sousa no terreno, consultando centenas de trabalhos que relatam o seu percurso e falando com muitos dos que o acompanham, este livro é o retrato vivo de um Presidente da República singular, que já marcou a forma como se faz política em Portugal.
Segundo as autoras, “poucos políticos portugueses alcançaram a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa e, com ele, a Presidência da República foi para a rua ao encontro do povo, quebrando formalismos e protocolos”.
“Este Presidente é a prova de como os afectos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional”, acrescentam as autoras no livro publicado pela Porto Editora.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM