Cecília Ramos, Stale Gyth, Andreia Rosa, Joaquim Murta e Maria João Quadrado, Nuno Almeida, Verónica Gomes e Tânia Pereira
No Hospital da Luz Coimbra, os oftalmologistas Joaquim Murta, Andreia Rosa e Maria João Quadrado realizaram um ‘crosslinking’ corneano com uma tecnologia inovadora que nunca foi usada em Portugal.
Este tratamento visa prevenir a evolução do queratocone, obter melhores resultados visuais, evitando assim a necessidade de transplante da córnea.
Os diversos ‘crosslinking’ corneanos personalizados foram efectuados em doentes com queratocone em fase evolutiva, através da utilização de uma tecnologia inovadora (Mosaic – Avedro) nunca usada antes em Portugal.
“O queratocone é a primeira causa de transplante de córnea em pacientes jovens e resulta de uma alteração ocular em que há um distorção e adelgaçamento progressivo da área central ou paracentral da córnea. É uma doença em que a prevalência tem vindo a aumentar consideravelmente, afetando fundamentalmente jovens”, afirma Joaquim Murta.
O crosslinking da córnea consiste em submeter a córnea a uma determinada radiação luz ultravioleta, a fim de fortalecê-la e interromper a deformação do queratocone, evitando a necessidade do transplante de córnea.
Com os novos tratamentos personalizados de ‘crosslinking’, adaptados às características particulares de cada doente, é possível estabilizar a doença, obter melhor regularidade da córnea, bem como resultados visuais mais favoráveis, sendo fundamental tratar a doença nas fases iniciais.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM