COIMBRA,24 de Maio de 2024

Coimbra avança com projecto de mobilidade em três localidades do concelho

20 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra avança com projecto de mobilidade em três localidades do concelho

A Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão a realizar um inquérito em Assafarge, Antanhol e Cernache para criar um sistema de mobilidade partilhado e integrado.

Os objectivos essenciais do projecto passam pela redução do uso de carros particulares, a partir do aumento da utilização de transporte público e meios não motorizados, referiu, esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

“Pretende-se, também, promover a gestão da mobilidade e aumentar a integração modal, incluindo a relacionada com a bilhética e tarifário, diminuir as distâncias até à rede de transporte público em territórios de baixa densidade com habitação e população dispersa, algumas a mais de 600 metros das paragens de transporte público”, explicou.

O inquérito ‘online’ sobre mobilidade (disponível em https://forms.office.com/e/TWSE1tqKhg ) está a ser levado a cabo na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol e na Freguesia de Cernache.

O projecto surgiu no âmbito da candidatura do Município ao Seamless Shared Mobility, programa financiado pelo Horizon Europe, da União Europeia, em que Coimbra é um dos nove municípios que participam no ‘piloto’ que pretende criar um sistema de mobilidade partilhado e integrado, aclarou a autarquia.

O inquérito “pretende caracterizar o serviço actual, bem como avançar para o modelo a realizar, sempre como foco no objectivo de transformar as redes de mobilidade actuais em novos e inovadores sistemas de mobilidade partilhados e integrados”, referiu a Câmara de Coimbra.

Segundo o Município, o projecto europeu “pretende oferecer serviços acessíveis e soluções confiáveis, considerando as necessidades de todas as partes interessadas, como utilizadores finais, empresas privadas e autoridades públicas urbanas”.

No final, o projecto vai apresentar “um conjunto de soluções, incluindo previsão, agendamento, bilhética, transportes públicos integrados e meios não motorizados em tempo real”.

“Este ecossistema pretende reduzir os tempos totais de viagem porta-a-porta usando os novos sistemas de mobilidade integrados. Isso pode mudar o comportamento de 34% dos utilizadores habituais de carros particulares e 17% dos viajantes cépticos quanto ao uso de meios não motorizados”, salienta o Município, realçando que o projecto conta com acesso a “ferramentas e conhecimentos inovadores”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM