COIMBRA,2 de Março de 2024

Coimbra assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos

11 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Câmara de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, e em articulação com o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, vai comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Na próxima terça-feira, dia 12, realiza-se uma marcha simbólica pelos Direitos Humanos nas imediações da Escola Martim de Freitas, destacando, assim, o compromisso em promover a consciencialização e a defesa dos direitos fundamentais, por parte da comunidade escolar.

A iniciativa vai decorrer das 8h30 às 10h30 e junta alunos, professores de cidadania e encarregados de educação, procurando evidenciar o papel crucial da educação na formação de cidadãs e cidadãos conscientes e activos na defesa dos valores humanitários. Vão ainda participar na iniciativa a PSP – Escola Segura e a Amnistia Internacional.

Esta marcha simbólica testemunha, assim, o compromisso da comunidade escolar em promover uma cultura de respeito, tolerância e igualdade, reforçando a ideia de que, para construir um mundo melhor, é necessário começar pela educação e pelo respeito aos direitos fundamentais de todos.

Esta acção pretende, também, contribuir para a construção de uma comunidade escolar comprometida com os valores universais dos Direitos Humanos, envolvendo os alunos em actividades práticas e simbólicas que promovem a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de uma consciência crítica e responsável, fundamentada nos princípios éticos que regem a convivência humana.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado a 10 de Dezembro, pretende relembrar a importância fundamental dos direitos de todos os seres humanos. Esta data representa um marco histórico, pois foi nesse dia, em 1948, que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde então, o 10 de Dezembro tornou-se um dia de reflexão, consciencialização e acção em prol da promoção e protecção dos direitos fundamentais.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM