COIMBRA,14 de Fevereiro de 2025

Coimbra assinala Dia Internacional da Mulher com programa diversificado

6 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra assinala Dia Internacional da Mulher com programa diversificado

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala o Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira (8), com um conjunto de iniciativas diversificadas, que decorrem entre as 10h30 e as 18h30.

Segundo a autarquia, o objectivo desta iniciativa passa por “reforçar a importância histórica da efeméride, lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também os desafios que ainda enfrentam”.

De entre as actividades disponibilizadas há o debate “mulheres de negócio”, que ocorre às 10h30, na pastelaria Doce Meu Handmade, com entrada gratuita. De seguida, pelas 15h00, inicia-se a visita guiada “As mulheres em Coimbra”, que tem como ponto de encontro a Praça D. Dinis. É necessário fazer uma inscrição prévia (gratuita) por e-mail (roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt) ou pelo telefone da Casa da Cultura.

O Edifício Chiado vai acolher, às 16h00, a sessão “A trágica história de Josefa Greno”. Também é necessário fazer uma inscrição prévia através do e-mail (museu.municipal@cm-coimbra.pt) ou telefone (239840754).

Pelas 18h00, no âmbito das “Quartas do Centenário”, que integra a programação de comemoração do Centenário da Biblioteca Municipal, está marcada uma conversa com Luísa Castel-Branco. A sessão decorre na Biblioteca Municipal de Coimbra e a entrada é gratuita.

Já na Casa da Escrita, o debate “As Mulheres na Política e a conciliação com a vida pessoal e familiar”, tem início às 18h30. A iniciativa, de participação gratuita, tem como moderadora a vereadora Ana Cortez Vaz.

De entre as associações culturais que vão marcar presença há “Os Sempre na Paródia de Coimbra”, com apresentação às 15h00 na Baixa da cidade, e a Orquestra Clássica do Centro, que promove o encontro “As Mulheres – Dia Internacional”, no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra, de acesso livre, às 17h30, em conjunto com a Procuradoria da República da Comarca de Coimbra.

Para as 18h00 está marcada a apresentação do livro “Memórias de Demiurga”, por ssel_marques_ª, no Centro Cultural Penedo da Saudade. A entrada é livre. À mesma hora decorre a iniciativa da Fundação Inês de Castro, “Inês e outra Poesia”, uma Leitura com Natália Ferraz, no Jardim da Quinta das Lágrimas. As inscrições têm o valor de cinco euros por pessoa e podem ser feitas através do e-mail jardinsdaquintadaslagrimas@gmail.com ou do número 918 108 232.

Já a Casa do Cinema de Coimbra vai ter um conjunto de sessões entre os dias 9 e 15 de Março. Os bilhetes custam entre 4,5 euros e seis euros.

No domingo (12), às 15h30, a Desperta Capacidade – Associação Desportiva, Recreativa, Cultural e Social dinamiza a acção “Capoeira: Cultura em Movimento”, no Largo da Portagem.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM