Numa iniciativa conjunta entre a Orquestra Clássica do Centro (OCC), a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o Tribunal da Relação de Coimbra e a Faculdade de Direito da UC foi promovido o Encontro com a designação “A voz das mulheres do Irão – Mulher, Vida, Liberdade”. O encontro teve lugar no dia 10 de Dezembro no Pavilhão Centro de Portugal e assinalou o dia dos Direitos Humanos.
A convidada foi Nagmeh Ramazani Ivaki, professora no Departamento de Engenharia Informática da UC que partilhou o “desejo do povo iraniano conseguir ter um governo secular e democrático baseado nos direitos humanos”. Lembrou que “as mulheres iranianas, passam por uma história de altos e baixos. desde há 2000 anos. Desde o reinado da mulher Buran (rainha do Irão), até aos dias de hoje, quando uma menina é brutalmente assassinada por ter alguns fios de cabelo de fora”.
Este Encontro contou com a participação do presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, do Juiz Desembargador, Jorge Manuel Loureiro, da subdirectora da Faculdade de Direito da UC, Paula Veiga e da presidente da Direcção da OCC, Emília Cabral Martins. A moderação foi de Carlos Sousa Mendes, procurador-geral adjunto no Tribunal Constitucional.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM