COIMBRA,5 de Outubro de 2024

CMC vai ajudar Centro de Apoio ao Sem Abrigo com mais de 4.000 euros

12 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: CMC vai ajudar Centro de Apoio ao Sem Abrigo com mais de 4.000 euros

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na reunião desta segunda-feira, a atribuição de 4.284 euros ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA).

A CASA distribuiu 16 cabazes de alimentos (mensalmente) e apoiou 247 agregados familiares, num total de 609 pessoas. O apoio da autarquia vai permitir colmatar as dificuldades financeiras e fazer face a despesas com pagamento de instalações e de refeições.

De modo fazer face aos “poucos recursos financeiros para as despesas com pagamento de armazém, instalações da delegação de Coimbra e refeições”, a CM de Coimbra propõe-se apoiar a CASA com 4.284,09 euros, ao abrigo do RMAAAS.

A delegação de Coimbra do CASA, a funcionar desde 2008 e sediada na Rua Figueira da Foz, integra, actualmente, cerca de 60 voluntários e cinco funcionários. No ano passado, a delegação de Coimbra da CASA, para além de ter servido cerca de 4.000 refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social, apoiou noutros níveis de intervenção com: cabazes de alimentação, treino competências pessoais e profissionais, apoio psicológico e acompanhamento social em parceria com equipas de rua. O CASA entregou ainda 16 cabazes de alimentos (mensalmente) e apoiou 247 agregados familiares nas outras intervenções, num total de 609 pessoas.

Actualmente, de acordo com a informação dos serviços municipais, são desenvolvidos pela instituição em Coimbra três projectos, cofinanciados por fundos nacionais. O primeiro, designado Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G – Moviment@ções – Movimentos para uma cidadania activa, que teve início em Abril 2020, estando o seu términus previsto para 30 de Março de 2023. A intervenção é efectuada na União de Freguesias de Coimbra e a sua actuação é realizada em dois eixos – Emprego, formação e qualificação e intervenção familiar e, ainda, Prevenção parental, preventiva da pobreza infantil.

O segundo, Apartamentos partilhados – CASA SOLIDÁRIA, com início em Junho 2021, em que se pretende realizar o treino de competências/programa de autonomização contínuo, que é assegurado e acompanhado por uma equipa multidisciplinar. Por fim, Bairros saudáveis – CULTIVAR FUTUROS, com início em Outubro de 2021, com a finalidade de sensibilizar a população para a alimentação saudável, através do contacto com a terra (hortas comunitárias).

Para além destes projectos, o CASA em Coimbra desenvolve também outras actividades, para pessoas em situação de sem abrigo e para famílias em situação de vulnerabilidade social, designadamente: distribuição de cabazes alimentares a famílias com baixos rendimentos – a distribuição é feita duas vezes por mês; loja social (aberta ao público de segunda a sexta-feira) – distribuição de vestuário a pessoas em situação de sem abrigo e famílias em situação de vulnerabilidade social; reforço alimentar à quarta-feira no Centro de Reforço Solidário de Coimbra; apoio alimentar com disponibilização de jantar aos domingos e feriados; encaminhamento para serviços de apoio social nomeadamente: Centro Distrital de Coimbra – ISS, IP., IEFP; e realização de giros de rua (um domingo por mês).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM