COIMBRA,18 de Abril de 2024

CMC: Rui Carvoeira vai dirigir o Departamento de Juventude e Desporto

30 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: CMC: Rui Carvoeira vai dirigir o Departamento de Juventude e Desporto

Rui Carvoeira vai assumir funções, a 1 de Janeiro de 2023, como director do Departamento de Juventude e Desporto (DJD) da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Até à data professor de Educação Física da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, Rui Carvoeira assume agora o cargo de direcção intermédia de 1.º grau na nova unidade prevista na estrutura orgânica do Município de Coimbra. Recorde-se que Rui Carvoeira já foi chefe da Divisão de Gestão Desportiva da Câmara de Coimbra entre 2002 e 2006.

A decisão é justificada, no despacho assinado pelo presidente da CMC, “por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direcção e coordenação do Departamento de Juventude e Desporto”. Uma escolha que teve em consideração “a adequação do perfil, a aptidão e o curriculum” do novo director.

Licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Superior de Educação Física (actual Faculdade de Motricidade Humana) da Universidade Técnica de Lisboa, Rui Carvoeira foi somando ao seu currículo várias outras habilitações na componente educativa e formações na área desportiva, com destaque para a modalidade de Rugby. Destaca-se, ainda, a sua experiência profissional enquanto assistente convidado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, a sua participação enquanto coordenador regional e distrital no Programa do Desporto Escolar do Ministério da Educação e vários anos como professor de Educação Física em diferentes estabelecimentos de ensino nacionais.

Recorde-se que, na actual estrutura da Câmara de Coimbra, o Desporto e a Juventude assumem um novo protagonismo (agora separados da Educação), no âmbito do novo Departamento, que conta com duas unidades orgânicas de 2.º grau: a Divisão da Juventude e a Divisão de Desporto.

Nesse contexto, a Divisão da Juventude vai ser assumida por Maria Antónia Lucas da Silva, técnica superior da CMC há mais de década e meia, que desde o início deste ano integrou o gabinete de apoio ao vereador Carlos Lopes, gerindo processos como o Plano de Actividades para a Juventude – ano 2023, ou a implementação de medidas do II Plano Nacional para a Juventude. Maria Antónia Lucas da Silva é licenciada em História e em Arqueologia e História pela Faculdade de Letras da UC e mestre em Arqueologia e Território também pela Faculdade de Letras da UC.

Já a Divisão de Desporto vai ser assumida por Filipa Borges, até então técnica superior de Desporto na Divisão de Educação, Desporto e Tempos Livres da CM da Batalha. Filipa Borges conta com experiência como dirigente na CM da Batalha, onde assumiu o cargo de chefe de Divisão de Educação, Saúde e Desporto desde Setembro de 2020 até Janeiro de 2022. A nova dirigente da CM de Coimbra é licenciada em Professores do Ensino Básico, variante de Educação Física, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e pós-graduada em Marketing do Desporto, Fitness, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM