COIMBRA,4 de Julho de 2022

CMC aprova alteração ao projecto para instalação da Extensão de Saúde de Taveiro

17 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: CMC aprova alteração ao projecto para instalação da Extensão de Saúde de Taveiro

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, esta segunda-feira, alterações ao projecto de execução para requalificação da Casa da Criança, de forma que esta venha a acolher a Extensão de Saúde de Taveiro.

Estas alterações resultam da necessidade de validação do projecto pela Administração Regional de Saúde do Centro e ACeS Baixo Mondego.

“A necessidade de validação da proposta por parte das entidades Administração Regional de Saúde do Centro e ACeS Baixo Mondego conduziu o processo para a obrigatoriedade de implementar alterações ao projecto de execução da arquitectura da Casa da Criança na Extensão de Saúde de Taveiro e Abrigo de Emergência, de modo a garantir a afectação e utilização dos gabinetes, decorrentes da organização dos fluxos e circuitos dos utentes/profissionais”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais.

O mesmo documento realça que “a solução inicialmente aprovada apresenta o núcleo destinado ao utente (atendimento e zona administrativa, sala de espera e instalações sanitárias dos utentes), com desenvolvimento no limite periférico poente do edifício enquanto os gabinetes médicos situam-se nas anteriores salas de actividades, ou seja, no núcleo central do edifício envolvida pela zona de distribuição”.

“As alterações introduzidas resumem-se à inversão das funções relacionadas directamente com utente (atendimento e zona administrativa, sala de espera), para o núcleo do edifício, transitando os gabinetes médicos para o limite periférico poente do edifício. Consequentemente, resultou a necessidade de aumentar a área construída para a implementação das instalações sanitárias para os utentes em articulação com as zonas de receção e de espera” – destaca o mesmo documento.

A vereadora Ana Bastos, que tem a competências delegadas nas áreas dos edifícios e equipamentos municipais, adianta no seu despacho que “o projecto final aqui proposto já mereceu quer a aprovação/homologação pelo ACeS Baixo Mondego, quer pela ARSC”.

Recorde-se que a CMC manifestou a sua total disponibilidade para, em parceria com a ARSC, colaborar na concretização desta intervenção, que tem como objectivo a transferência da Extensão de Saúde de Taveiro para o edifício da Casa da Criança, uma vez que essa extensão tem funcionado em instalações arrendadas, em avançado estado de degradação. Nesse sentido, a Câmara tomou posse do imóvel, em Março de 2020, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 106/2018, de 29 de Novembro, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da gestão do património imobiliário público sem utilização, com o objectivo de assegurar a melhoria da qualidade de prestação de cuidados de saúde aos utentes desta zona geográfica de Coimbra.

O edifício da Casa da Criança encontra-se inserido num terreno com 3.850 m2, data dos anos 70 e é composto por dois andares. O imóvel não apresenta graves deficiências generalizadas, exceptuando-se as instalações sanitárias vandalizadas, os vãos exteriores com vidros partidos e de funcionamento deficiente e infiltrações pontuais no andar superior.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM