COIMBRA,24 de Abril de 2024

CM de Coimbra vai apresentar Comissão Municipal de Protecção ao Idoso amanhã

9 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: CM de Coimbra vai apresentar Comissão Municipal  de Protecção ao Idoso amanhã

A Comissão Municipal de Protecção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC) vai ser apresentada, amanhã, dia 10 de Novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, no âmbito do programa “Novembro mês da Rede Social de Coimbra”, organizada pelo Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social de Coimbra (CLAS/C). A apresentação da CoMPIC vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora com o Pelouro da Acção Social, Ana Cortez Vaz, bem como de vários parceiros sociais da autarquia.

Amanhã, dia 10 de Novembro, decorre a apresentação pública da CoMPIC, no Salão Nobre da CM de Coimbra. O presidente da autarquia, José Manuel Silva, vai abrir os trabalhos, às 10h00, juntamente com a coordenadora da Comarca de Coimbra, Ana Simões. Pelas 10h15, segue-se a apresentação da CoMPIC pela vereadora da Acção Social e presidente do CLAS/C, Ana Cortez Vaz, onde para além da imagem da CoMPIC serão apresentados os membros da Comissão. Ana Martins, da Divisão de Intervenção de Acção Social da CM de Coimbra, e a vereadora Ana Cortez Vaz encerram a sessão, às 10h45, sendo que os trabalhos continuam com a primeira reunião da CoMPIC agendada para as 11h00.

A CoMPIC pretende, através de uma equipa multidisciplinar e interinstitucional, garantir os direitos das pessoas idosas residentes no município de Coimbra, prevenindo e intervindo nas situações que coloquem em risco o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, privilegiando a informação, a promoção e a cooperação.

Segundo dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a violência contra pessoas idosas está a aumentar em Portugal, pelo que a autarquia entende que é urgente definir estratégias de prevenção, identificação e intervenção em situações de maus-tratos na população idosa. De igual forma, o Diagnóstico Social do Concelho de Coimbra identificou uma panóplia de problemáticas com incidência neste grupo populacional, nomeadamente violência contra as pessoas idosas, isolamento social e solidão, pelo que, atenta a estas problemáticas, a autarquia, em articulação com o CLAS/C, traçou linhas estratégicas de actuação no Plano de Desenvolvimento Social actualmente em vigor, com o intuito de “Prevenir e intervir em situações de violência contra pessoas idosas” e “Prevenir e combater o isolamento social da população idosa”.

Deste modo, e no âmbito do programa “Novembro – Mês da Rede Social de Coimbra”, a CM de Coimbra, em estreita colaboração com o grupo de trabalho “Pessoas Idosas” da Rede Social de Coimbra, entendeu apresentar publicamente a CoMPIC. “Novembro – Mês da Rede Social de Coimbra” é um programa, preparado pelo Núcleo Executivo do CLAS/C, composto por diversas iniciativas, abrangendo as diferentes áreas da RSC, sob a responsabilidade dos diferentes grupos de trabalho que compõem a Rede. O dia 10 é da responsabilidade do grupo de trabalho “Pessoas Idosas”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM