COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

CM de Coimbra assinou transferência de competências na área da Saúde

27 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: CM de Coimbra assinou transferência de competências na área da Saúde

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e a presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Rosa Reis Marques, assinaram hoje, dia 27 de Novembro, o auto de transferência de competências na área da Saúde para o Município de Coimbra, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A autarquia – que considera os 1,7M€ previstos insuficientes para fazer face às necessidades identificadas – chegou, contudo, a acordo com o Governo, que se comprometeu a actualizar, até ao final do ano, verbas para assegurar despesas com seguros de imóveis, seguros de profissionais, medicina no trabalho, manutenção de áreas exteriores e quotas de profissionais na carreira de assistente operacional.
Essa adenda prevê, adicionalmente, a possibilidade de contratação do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) para execução de projectos, acompanhamento na preparação de caderno de encargos e fiscalização de obras a realizar no âmbito das competências atribuídas à CM de Coimbra. Esta proposta foi aprovada na reunião do executivo municipal de 18 de Setembro.
Assim, face às negociações e à disponibilidade e cooperação demonstradas pelo Ministério da Saúde, a CM de Coimbra assinou hoje o auto de transferência, e respectiva adenda, com a ARS Centro, concluindo, assim, processo de transferência de competências no domínio da saúde para o Município de Coimbra, que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2024. Uma decisão justificada, ainda, pelo facto de a autarquia considerar que é de todo o interesse para o país que se consigam atingir as metas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A CM de Coimbra defende, contudo, que Governo e Associação Nacional de Municípios Portugueses deveriam ter considerado os elevados custos indirectos da complexa descentralização para as autarquias, com uma enorme sobrecarga de trabalho técnico, administrativo e estratégico e a necessidade imperiosa de contratação de mais funcionários autárquicos para fazer face à gestão de mais recursos humanos, de muito mais contratação pública e, no caso de Coimbra, da gestão dos mais de 18 edifícios que o Município vai receber neste âmbito e que vai ter de reabilitar e cuidar.

Apesar do valor a transferir anualmente, de 1.717.239,86 euros, ser inequivocamente insuficiente para fazer face às necessidades identificadas pelos serviços municipais, há razões que levam a CM
de Coimbra a aceitar, com reservas, a viabilização do processo. O valor agora definido no auto de transferência foi apurado tendo como referência o ano de 2021, acrescido da taxa de inflação em cada exercício, e não o de 2018, como era proposto anteriormente. Caberá à Comissão de Acompanhamento e Monitorização (CAM), a constituir no prazo de três meses a contar a partir de hoje, a apreciação das reais necessidades do Município na área da saúde não previstas no auto de transferência.

O entendimento foi também possível, no quadro legal vigente, porque o Ministério da Saúde se compromete, através de uma adenda ao contrato, a assegurar despesas com os seguros de acidentes de trabalho, higiene, segurança e medicina no trabalho, seguros dos estabelecimentos de saúde e a definir o rácio de profissionais na carreira de assistente operacional até ao final do corrente ano.

A adenda prevê, adicionalmente, a possibilidade de contratação do SUCH para execução de projectos, acompanhamento na preparação de caderno de encargos e fiscalização de obras a realizar, no âmbito das competências atribuídas à CM de Coimbra em matéria de construção, manutenção e conservação das instalações afectas aos cuidados de saúde primários. Está, ainda, definida na adenda a articulação com a ARS Centro para a actualização e envio de dados importantes para a análise dos serviços.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM