COIMBRA,20 de Maio de 2022

CM Coimbra concentra pontos de recolha de bens a enviar para apoiar povo ucraniano

28 de Fevereiro 2022 Rádio Regional do Centro: CM Coimbra concentra pontos de recolha de bens a enviar para apoiar povo ucraniano

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai concentrar dois pontos de recolha de bens não perecíveis para enviar e apoiar o povo ucraniano, nomeadamente os ucranianos que se têm refugiado nos países vizinhos. A partir de amanhã, dia 1 de Março, é possível deixar enlatados, sopas rápidas, roupas quentes, água, sumos, leite em pacotes pequenos, material de primeiros socorros e sacos-cama na Casa Municipal da Protecção Civil, 24 horas por dia. Já a partir de quarta-feira, dia 2 de Março, é possível deixar os mesmos bens também no edifício nº12 da Rua Ferreira Borges, entre as 9h00 e as 17h00 dos dias úteis.

Em articulação com as maiores instituições da cidade, designadamente a Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra, a autarquia vai concentrar dois pontos de recolha de bens destinados a apoiar o povo ucraniano, nomeadamente aqueles que se têm refugiado nos países vizinhas, na sequência da injustificada invasão russa.

Os bens podem ser entregues a partir de amanhã na Casa Municipal da Protecção Civil (Quartel dos Bombeiros Sapadores), na Avenida Dr. Mendes Silva (junto ao Coimbra Shopping), todos os dias, 24 horas por dia. Já a partir de quarta-feira, dia 2 de Março, é possível também entregar no edifício nº 12 da Rua Ferreira Borges (antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos), entre as 09h00 e as 17h00 de segunda a sexta-feira.

Na sequência das necessidades levantadas pela autarquia em conjunto com a comunidade ucraniana residente em Coimbra, as necessidades mais prementes prendem-se com enlatados (de preferência, comida já confeccionada), sopas rápidas, roupas quentes, água, sumos, leite em pacotes pequenos, sacos-cama e material de primeiros socorros, como por exemplo seringas, pensos rápidos, álcool e água oxigenado, etc. Devido à falta de capacidade de armazenamento logístico, ficam naturalmente excluídos da recolha bens perecíveis. A autarquia está já em contacto com associações da Polónia e outras para articular a entrega dos bens nos locais com mais necessidades, sendo que o transporte será também assegurado.

O presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, salienta que “neste momento de gravíssima violação do direito e da ética internacional, perante a morte de civis inocentes numa guerra imperialista absurda, temos o dever de estar unidos em defesa da Paz, da Democracia, do ideal Europeu, dos Direitos Humanos e do direito dos povos à sua autonomia”.

“É nos períodos menos bons que a sociedade global atravessa, que temos de nos unir, em torno de quem mais necessita. Hoje pelos Ucranianos, amanhã por Nós”, sublinha a vereadora com o Pelouro da Acção Social, Ana Cortez Vaz. “Façamos a Nossa parte! Contamos com todos!”, apela.

Recorde-se que, desde a passada sexta-feira, a CM de Coimbra está a acompanhar com grande preocupação os acontecimentos na Ucrânia. Assim, por forma a manifestar a total solidariedade do Município para com a população ucraniana, expressando o desejo e apelo a que seja colocado um fim a este conflito e que se estabeleça a paz e o diálogo, a CM hasteou no seu edifício a bandeira ucraniana. Também a Empresa Municipal Águas de Coimbra iluminou a fonte cibernética do Mondego com as cores da bandeira da Ucrânia, desde ontem, em solidariedade com o povo ucraniano

O Executivo da CM de Coimbra sublinha ainda a mensagem de solidariedade à comunidade ucraniana residente na região.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM