O Clube de Leitura Teatral de Coimbra vai ter uma extensão em Loulé, com sessões mensais dedicadas a um autor convidado, que arrancam na sexta-feira com uma leitura dirigida por Ricardo Correia.
Segundo disse à Lusa a coordenadora do Clube de Leitura Teatral de Loulé, Carolina Santos, a iniciativa visa dar a conhecer ao público a dramaturgia contemporânea portuguesa, com a particularidade de estar presente em cada sessão o autor do texto que será encenado.
Qualquer pessoa pode inscrever-se como leitor e participar activamente nas sessões, que vão decorrer a partir de sexta-feira na Casa da Mákina, um espaço cultural e performativo que abriu recentemente ao público, em Loulé, com o objectivo de potenciar a criação e literacia artística.
O primeiro autor convidado, Ricardo Correia, foi um dos impulsionadores do Clube de Leitura Teatral de Coimbra, iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente/TAGV e A Escola da Noite, coordenada, respectivamente, por Ricardo Correia e António Augusto Barros.
Carolina Santos, de Coimbra, e Marco Martins, de Loulé, vão agora apresentar o projecto no Algarve, depois de em Março do ano passado terem fundado a associação cultural Mákina de Cena, sediada em Loulé, da qual são os directores artísticos.
As sessões destinam-se “às pessoas interessadas em teatro e que queiram conhecer melhor o teatro contemporâneo português”, tentando “colmatar o espaço entre o teatro amador e o teatro profissional”, refere Carolina Santos.
Todos os interessados em participar na primeira sessão enquanto leitores deverão inscrever-se através do email makinadecena@gmail.com, até quinta-feira, véspera da iniciativa.
As sessões são de entrada livre a todos os participantes, leitores ou espectadores, mas estão limitadas à lotação da sala.
A sessão está agendada para as 21h00 e terá uma duração estimada de uma hora e meia.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM