COIMBRA,18 de Julho de 2024

Cinema italiano regressa a Coimbra

3 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Cinema italiano regressa a Coimbra

A Festa do Cinema Italiano regressa em 2023 para a sua 16.ª edição e vai apresentar mais de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional, em mais de 20 cidades portuguesas, entre elas está Coimbra.

A festa realiza-se de 11 a 13 de Abril, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, e apresenta oito obras de diferentes géneros: animação, documentário, curtas-metragens e biopic. Por estes dias, a arte chega ao público conimbricense, através de filmes sobre a vida e obra de grandes pintores, como Frida Kahlo e Modigliani, o compositor Ennio Morricone, o dramaturgo Pirandello, Dante e ainda um filme sobre o Papa Francisco.

Para o arranque da festa no dia 11 de Abril, às 15h00 é apresentado um conjunto de cinco curtas-metragens e às 18h00 é exibido o filme Frida de Giovanni Troilo, um documentário que destaca as duas almas da artista Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas.

À noite, é apresentado em antestreia a obra A Estranha Comédia da Vida de Roberto Andò com a participação do actor Toni Servillo, que interpreta Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília.

Na quarta-feira, dia 12 de Abril, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe Hermitage – O Poder da Arte, um filme realizado por Michele Mally sobre o quotidiano do Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias, com o actor Toni Servillo que guia o espectador e apresenta algumas das melhores obras de arte do mundo.

Ainda no mesmo dia é exibida a coprodução portuguesa Interdito a Cães e Italianos de Alain Ughetto. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Annecy, este filme conta a história de Luigi e os seus irmãos, que partiram da sua aldeia natal para descobrir “La Merica”, a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores.

O filme Dante de Pupi Avati integra também esta selecção de filmes italianos em Coimbra, um biopic sobre a  vida atormentada de Dante Alighieri, desde a infância solitária até à morte no exílio, vista através dos olhos de Giovanni Boccaccio, outro gigante da literatura italiana.

No último dia da festa em Coimbra, é apresentado o documentário Modigliani – O Pintor Maldito realizado por Valeria Parisi sobre o célebre pintor italiano. O filme desenrola-se pelos corredores de museus, enriquecido pelas obras expostas no Museu Albertina, situado em Viena, pela exposição dedicada ao artista no Museo della città, em Livorno, bem como pelos corredores da National Gallery em Washington e de outros museus pelo mundo fora.

Mais tarde é apresentado o filme Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore, que recentemente estreou nas salas de cinema portuguesas, sobre o compositor Ennio Morricone.

A festa termina com a antestreia do filme A Viagem de Papa Francisco de Gianfranco Rosi, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo e que estreou no Festival de Veneza.

A festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, do MiC – Ministero della Cultura e da Cinecittà.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM