COIMBRA,16 de Abril de 2024

CIM de Coimbra quer surpreender BTL com “Viagem dos Sentidos”

21 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: CIM de Coimbra quer surpreender BTL com “Viagem dos Sentidos”

Sob o lema “A Região de Coimbra quer conhecer-te”, a Comunidade Intermunicipal marca presença, de 28 de Fevereiro a 3 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com um projecto ambicioso, revelado hoje pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, e Jorge Brito, secretário executivo.

A CIM Região de Coimbra, a maior Comunidade Intermunicipal do país, abrangendo 19 municípios em três distritos distintos – Coimbra, Aveiro e Viseu -, apresenta-se na BTL com o objectivo de destacar-se e promover um turismo sustentável em todas as suas vertentes.

Emílio Torrão afirmou: “Mais uma vez queremos assinalar a nossa presença na BTL com distinção. Temos um projecto arrojado que promove o turismo sustentável em todas as suas vertentes, respeitando o ambiente, a natureza e promovendo a sustentabilidade social e económica.”

A CIM Região de Coimbra foi reconhecida em 2023 com o Prémio Inovação, e este ano apresenta um stand 100% digital na BTL. Em 2023, a “Black Box” da região registou 470 sessões e aproximadamente 11.750 visitantes. Este ano, a CIM Região de Coimbra procura replicar o sucesso obtido em eventos anteriores, como a FITUR, conectando as experiências e promovendo os atractivos turísticos da região.

“Temos como objectivo atrair mais turistas e negócios para a nossa região. Esta participação na BTL é o resultado de um trabalho longo e profundo realizado nos 19 municípios, promovendo a oferta regional da Comunidade como um todo”, destacou Emílio Torrão.

Uma das novidades deste ano é a presença da CIM Região de Coimbra no pavilhão número 4 com um stand de vendas, evidenciando o avanço na estratégia de promoção, indo além da apresentação de destinos para efectivamente comercializar produtos turísticos.

Além disso, a CIM Região de Coimbra propôs à organização da BTL a realização de um evento de promoção gastronómica e enoturismo, que será realizado no dia 28 de Fevereiro, das 19h00 às 23h00, fora do horário habitual da feira, proporcionando uma experiência mais intimista e direccionada aos operadores e traders.

Jorge Brito, em complemento às declarações do presidente Emílio Torrão, realçou a importância da abordagem escolhida, salientando que o turismo é uma indústria que deve gerar valor e negócios, competindo com outras regiões e marcas.

“Quando o turista decide para onde ir, queremos que escolha a região de Coimbra por conhecer, por ter ouvido falar, por saber que aqui encontrará o que procura”, afirmou o secretário executivo, destacando a necessidade de atrair turistas e investidores para a região. Nesse sentido, a presença da CIM na BTL pretende promover o desenvolvimento sustentável, alinhando-se com a ambição de Portugal em tornar-se o destino mais sustentável do mundo até 2030 e seguindo os princípios da Agenda Europeia de Turismo Sustentável.

Além de promover a região como um todo, a CIM Região de Coimbra também está focada em qualificar a oferta turística, estruturar produtos atractivos e dinamizar a cooperação intermunicipal. “Queremos oferecer experiências autênticas e memoráveis, fortalecendo a notoriedade e a marca de todo o território”, acrescentou Jorge Brito.

No que diz respeito à estratégia de apresentação na BTL, Brito detalhou os diferentes momentos planeados para envolver os visitantes. O pavilhão 2 abrigará um stand 100% digital, oferecendo informações detalhadas sobre os destinos e produtos turísticos da região, enquanto o pavilhão 4 proporcionará um espaço de venda directa, permitindo aos operadores comercializar pacotes turísticos e experiências.

Jorge Brito sublinhou o carácter inovador dessas estratégias, reconhecendo o desafio de apresentar algo novo num cenário onde parece que “tudo já foi inventado”. A CIM Região de Coimbra leva uma nova experiência aos visitantes da BTL, dando-lhes a conhecer de forma multissensorial os 19 municípios.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM