COIMBRA,26 de Outubro de 2021

CIM de Coimbra participa no Congresso Ibérico “A bicicleta e a cidade”

7 de Outubro 2021 Rádio Regional do Centro: CIM de Coimbra participa no Congresso Ibérico “A bicicleta e a cidade”

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) vai participar, como oradora, no XVIII Congresso Ibérico “A bicicleta e a cidade”, que decorre amanhã (8), em Barcelona.

“Rede estruturante ciclável da Região de Coimbra” é a temática que vai ser abordada pela CIM-RC, com destaque para as principais vias cicláveis no território: Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica na CIM-RC; Ecovia do Mondego – Prolongamento da Ecopista do Dão; Ciclovia do Mondego; Ecopista do Antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz; e Percurso ciclável “Ceira On Bike”. Recorde-se que a Região de Coimbra tem, neste momento, candidaturas aos fundos europeus na área da mobilidade sustentável que englobam estes quatro projectos, no valor total de 13,6 milhões de euros. O objectivo das candidaturas passa por “estruturar e promover a mobilidade na Região por modos suaves, através da criação de uma Rede Estruturante de Vias Cicláveis”, disse a CIM de Coimbra.

O XVIII Congresso Ibérico está integrado no CICLOBCN2021, um conjunto de congressos e actividades que está a decorrer em Barcelona, com o objectivo de reivindicar o papel da bicicleta nos desafios actuais e futuros que a sociedade enfrenta e reafirmar o compromisso das instituições e dos cidadãos em promover a sua utilização.

Este congresso, uma iniciativa conjunta da Coordinadora en Defensa de la Bici (ConBici) e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), visa apresentar os desenvolvimentos e experiências mais importantes relacionados com a bicicleta em Espanha e Portugal. É um congresso organizado por organizações de ciclismo, com especial enfoque nas iniciativas sociais ligadas ao mundo da bicicleta.

“Devido à sua dimensão global e capacidade de transformar cidades e territórios, a bicicleta contribuirá decisivamente para a realização dos desafios actuais e futuros que enfrentamos como sociedade, desafios incluídos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030”, concluiu a CIM de Coimbra.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM